Torres e edifícios mais altos do mundo
As torres e prédios que proporcionam aos turistas um passeio nas alturas
Por Luna Kalil, de Nova York
access_time
16 Dec 2016, 00h36 - Publicado em 24 May 2012, 18h35
-
1. Burj Khalifa, Dubai, Emirados Árabes Unidos
zoom_out_map
1/11 1 - Burj Khalifa, Dubai, Emirados Árabes Unidos Mais alto edifício do planeta com 828 metros de altura (com antena), o Burj Khalifa é apenas a última novidade na recente onda de estruturas espetaculares do Golfo Pérsico. A combinação da recursos trazidos pelo petróleo e parcerias feitas com grandes escritórios de arquitetura deu um ar mais cosmopolita à região, sem deixar de levar em conta os valores e apuro estético do Islã (Martin Rose Getty Images)
-
2. Torre Tokyo Sky Tree, em Tóquio, Japão
zoom_out_map
2/11 2- Tokyo Sky Tree - Tóquio, Japão
A japonesa Tokyo Sky Tree de 634 metros é a torre mais alta do mundo. A torre de transmissão televisiva supera a Canton Tower chinesa, de 600 metros, mas não a estrutura mais alta do mundo, o arranha-céu de 828 metros Burj Khalifa, em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos (Reprodução)
-
3. Edifícios mais altos do mundo - Canton Tower
zoom_out_map
3/11 3 - Canton Tower (Guangzhou TV Astronomical and Sightseeing Tower) - Guangzhou, China Mais alta torre do mundo até a conclusão da Tokyo Skytree, a Canton Tower fica na China e tem 600 metros de altura. Há vários restaurantes e observatórios - o mais alto dele tem 460 metros. (Divulgação)
-
4. Vista de Toronto com a CN Tower ao fundo, a maior torre do mundo com mais de 550 metros
zoom_out_map
4/11 4 - CN Tower – Toronto, Canadá
Toronto orgulha-se de possuir a torre mais alta das Américas. Além de ser um ícone da paisagem da cidade, a CN Tower, de 553 metros (com antena), tem também um restaurante giratório, o 360 (a 351 metros), que atrai muitos turistas. Vale também dar uma passadinha no Sky Pod, o observatório mais alto do prédio, a 447 metros. Em dias claros, tem visibilidade de até 160 quilômetros (Hemera)
-
5. Edifícios mais altos do mundo - Willis Tower - Chigado, Estados Unidos
zoom_out_map
5/11 5- Willis Tower – Chicago, EUAErguida em 1973, a Willis Tower, também conhecida como Sears Tower (mudou de nome em 2009) é um dos arranha-céus de Chicago, com 527 metros de altura (com antena). Foi o considerado o prédio mais alto do mundo durante 25 anos e perdeu o posto em 1998 para as Petronas Towers, na Malásia. Cerca de 1,3 milhões de pessoas visitam todos os anos o observatório, conhecido como The Sky Deck, a 412 metros. Em dias claros, a visibilidade chega a até 80 quilômetros (Thinkstock)
-
6. Edifícios mais altos do mundo - Taipei 101, em Taipei, Taiwan
zoom_out_map
6/11 6- Taipei 101 - Taipé, TaiwanConstruída em 2004, a torre tem 101 andares (daí o nome), 509 metros (com antena) e um observatório no 91º andar. Seu estilo mescla a tradicional cultura asiática com modernidade. O edifício foi feito para suportar terremotos e tufões (Thinkstock)
-
7. Edifícios mais altos do mundo - Shanghai World Financial Center – Xangai, China
zoom_out_map
7/11 7- Shanghai World Financial Center – Xangai, China Localizado no distrito Pudong, o edifício Shanghai World Financial Center foi construído em 2008, tem 492 metros de altura, 101 andares e três observatórios abertos ao público, no 94o, 97o e 100o andares. A base do edifício abriga uma espécie de shopping center e o hotel Park Hyatt Shanghai ocupa os andares 79 a 93. É considerado o prédio mais alto da China (Thinkstock)
-
8. Edifícios mais altos do mundo - International Commerce Center Hong Kong
zoom_out_map
8/11 8- International Commerce Center Hong Kong – Hong Kong, China Com 484 metros de altura, a torre oferece um observatório no 100º andar (a 393 metros de altura), o sky100 Hong Kong Observation Deck. No total são 118 andares e há dois hotéis no edifício, o W e o The Ritz-Carlton (Divulgação)
-
9. Edifícios mais altos do mundo - Petronas Towers, em Kuala Lumpur, na Malásia
zoom_out_map
9/11 9 - Petronas Towers - Kuala Lumpur, MalásiaConstruídas em 1998, as torres gêmeas da Malásia tem 452 metros de altura (com antena). Assim como o Burj Khalifa, as Petronas Towers também tiveram seu momento de fama nas telonas do cinema: o filme “Armadilha”, de 1999, usou as irmãs como uma de suas locações (Thinkstock)
-
10. Edifícios mais altos do mundo - Zifeng Tower, em Najing, China
zoom_out_map
10/11 10 - Zifeng Tower – Nanjing, ChinaConhecido também como Nanjing Greenland Financial Complex, este edifício de 450 metros de altura (com antena) abriga um observatório no 72º andar e o hotel Intercontinental nos andares 42 a 81. (Creative Commons/Vmenkov)
-
11. Empire State Building, Nova York, EUA
zoom_out_map
11/11 11 - Empire State Building, Nova York, EUA
Considerada até o final do abril de 2012 o prédio mais alto de Nova York (após a queda das Torres Gêmeas), o Empire State Building tem 443 metros de altura (com antena). Há dois observatórios, um no 86° andar e outro no 102° andar (a quase 400 metros de altura) (Creatasimages)
Todas as grandes construções buscam um superlativo: o maior edifício com ou sem antena, a maior construção metálica, a maior torre, o mais alto observatório, o mais alto mirante a céu aberto, o mais alto hotel, o mais alto restaurante etc. Por isso, diversos rankings, que mudam anualmente, foram criados para prestigiar as obras-primas da arquitetura mundial.
Atualmente, é o Burj Khalifa, em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, que se orgulha do título de “mais, mais”. Com 828 metros, ele é o edifício mais alto já construído no mundo. Mas como não faltam classificações para esse tema, a Tokyo Skytree, inaugurada esta semana em Tóquio, no Japão, ganhou a denominação de a “torre mais alta do mundo”, com 634 metros. E já existem candidatos querendo roubar o troféu do Burj: a Kingdom Tower, em Jeddah, na Arábia Saudita, prevista para ser concluída em 2018, terá 1.000 metros de altura.
Segundo o Council on Tall Buildings and Urban Habitat, organização que acompanha e registra edifícios altos, até 2015 estão previstas 10 inaugurações de prédios com mais de 500 metros de altura, o que deve mexer bastante com as classificações atuais. Entre os que estão por vir, está a nova Torre 1 do World Trade Center (na foto abaixo, com conclusão prevista para 2013), que ainda em construção ganhou o título da mais alta torre da cidade de Nova York em abril deste ano, ultrapassando o Empire State Building (sem contar a antena).
Aos viajantes, fica a dica: não deixem de incluir esses mirantes na lista “to do” quando visitarem uma das cidades listadas aqui. Além de ser uma experiência “nas alturas”, ver a cidade do alto é a melhor forma de se localizar e criar um mapa mental dos bairros e atrações.
LEIA MAIS:
8 pontos altos da culinária mundial
8 vistas espetaculares de São Paulo
Papéis de parede – Cidades e construções – NATIONAL GEOGRAPHIC BRASIL ONLINE