Tirar férias te ajuda a evitar doenças, dizem cientistas

De acordo com várias pesquisas, períodos de descanso e lazer são essenciais para não morrer do coração, de estresse...

Você já sentiu que não estava rendendo após passar um longo período sem tirar férias? Ou que seu corpo não estava mais aguentando e poderia “parar” a qualquer momento?

Pois é, vários estudos comprovam o que você, provavelmente, já sabia: não descansar pode acabar com a sua vida, literalmente. Para começar, porque aumenta o risco de você sofrer problemas cardíacos.

De acordo com um estudo chamado Framingham, que acompanhou mulheres durante 20 anos e que cruzou os dados de saúde delas com a frequência com que tiravam férias, as trabalhadoras que viajavam ou descansavam durante dois períodos ou mais por ano, tinham duas vezes menos incidências de problemas cardiovasculares que aquelas que só paravam a cada seis anos.

Mas isso só vale para mulheres? Não! Uma outra pesquisa, feita apenas com homens, demonstrou que aqueles que trabalhavam durante jornadas longas, de dez horas ou mais por dia, tinham 80% mais chances de desenvolver doenças coronárias, por conta da estafa e do estresse.

A mente dos que trabalham mais e descansam menos também sofre perdas importantes. Períodos longos e exaustivos de trabalho têm ligação direta com o desenvolvimento de depressão, de acordo com a pesquisa Whitehall II.

Além disso, o excesso de tarefas diminui a capacidade criativa das pessoas que, de acordo com um estudo da Universidade de Uppsala, na Suécia, tem uma melhora significativa após um alguns dias de folga e descanso.

Talvez valha a pena conversar com o seu médico sobre férias!

Via Exame

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s