Site colaborativo reúne sotaques do mundo inteiro

No Localingual, um mapa interativo permite que se escute frases, gírias e expressões. O usuário também poderá gravar a sua contribuição para a plataforma

Por Da Redação Atualizado em 25 jan 2021, 19h07 - Publicado em 25 jan 2021, 09h02

O site Localingual é uma ótima ferramenta para apreciadores de línguas estrangeiras e seus mais variados sotaques. Em um mapa interativo, o usuário pode clicar nos países, selecionar regiões e até cidades para ouvir como é o jeito de falar de um determinado local.

O americano David Ding, criador do site, teve a ideia da plataforma enquanto estava em um mochilão e sofria para aprender algumas palavras em ucraniano. Para ajudar na empreitada, gravou áudios de nativos e os escutava a fim de entender a pronúncia correta. Depois de arrecadar centenas de expressões, teve a ideia de juntar tudo isso em uma grande plataforma colaborativa reunindo diversos sotaques e dialetos do mundo.

Tela de zoom na língua do site Localingual
Exemplos de frases gravadas em português feitas por colaboradores da plataforma. O deleite são os sotaques Localingual/Reprodução

Quando o usuário seleciona um país, abre-se um menu com a bandeira, o nome e um botão que, ao clicar, ouve-se o hino nacional daquela nação. Logo abaixo, vêm listados os idiomas oficiais, dialetos e alguns áudios curiosos. Exemplo: ao clicar na Índia, você pode ouvir como um croata pronuncia o nome daquele país.

Para cada destino, existem frases simples e outras mais complexas, permitindo ao usuário se familiarizar com as características de fala daquela região, com o sotaque, acentuações e gírias.

  • Os usuários que queiram colaborar, gravando o próprio áudio ou frase, podem fazê-lo diretamente no site. No campo dedicado à gravação, é preciso escrever no idioma nativo e em inglês o que foi dito. Segundo o criador do site, críticas, sugestões e doações são muito bem-vindas.

    Continua após a publicidade
    Publicidade