Site colaborativo reúne sotaques do mundo inteiro

No Localingual, um mapa interativo permite que se escute frases, gírias e expressões. O usuário também poderá gravar a sua contribuição para a plataforma

O site Localingual é uma ótima ferramenta para apreciadores de línguas estrangeiras e seus mais variados sotaques. Em um mapa interativo, o usuário pode clicar nos países, selecionar regiões e até cidades para ouvir como é o jeito de falar de um determinado local.

O americano David Ding, criador do site, teve a ideia da plataforma enquanto estava em um mochilão pela Europa e sofria para aprender algumas palavras em ucraniano. Para ajudar no aprendizado, gravou áudios de nativos e escutava a fim de entender a pronúncia correta. Depois de arrecadar centenas de expressões, teve a ideia de juntar tudo isso em uma grande plataforma colaborativa reunindo diversos sotaques e dialetos do mundo.

Tela de zoom na língua do site Localingual Exemplos de frases gravadas em português feitas por colaboradores da plataforma. O deleite são os sotaques

Exemplos de frases gravadas em português feitas por colaboradores da plataforma. O deleite são os sotaques (Localingual/Reprodução)

Quando o usuário seleciona um país, abre-se um menu com a bandeira, o nome e um botão que, ao clicar, ouve-se o hino nacional daquela nação. Logo abaixo, vêm listados os idiomas oficiais, dialetos e alguns áudios curiosos. Exemplo: ao clicar na Índia, você pode ouvir como um croata pronuncia o nome daquele país.

Para cada destino, existem frases simples e outras mais complexas, permitindo ao usuário se familiarizar com as características de fala daquela região, com o sotaque, acentuações e gírias.

Quando um idioma é clicado, surge uma página que traz um áudio da Declaração Universal dos Direitos Humanos, o nome do país acessado, sua capital e, logo em baixo, as palavras e frases que estão disponíveis para aquele idioma.

Os usuários que queiram colaborar, gravando o próprio áudio ou frase, podem fazê-lo diretamente no site. No campo dedicado à gravação, é preciso escrever no idioma nativo e em inglês o que foi dito. Segundo o criador do site, David Ding, críticas, sugestões e doações são muito bem-vindas.

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s