Serra Catarinense: só falta nevar

Mirantes, vinhos e a menor temperatura do Brasil

Por Redação VIAGEM E TURISMO Atualizado em 16 dez 2016, 00h35 - Publicado em 30 Maio 2012, 18h06

200 lugares para amar o inverno: mais destinos

BOM JARDIM DA SERRA

Serra do Rio do Rastro

As 284 curvas e cotovelos que a estrada desenha na serra formam um dos caminhos mais cênicos do país. Tanto faz se você sobe em direção a Bom Jardim ou desce para Lauro Müller: é irresistível encostar o carro a cada uma ou duas curvas e admirar, mais uma vez e de um novo ângulo, os deslumbrantes contrafortes.

SÃO JOAQUIM

Maçãs e derivados

Grande produtora de maçãs, a cidade realiza até uma festa nacional em homenagem à fruta, em maio. A Sanjo (Avenida Irineu Bornhausen, 677, 49/3233-0012) e o Empório Quatro Estrações (Praça Cesário Amarante, 360, 49/3233- 0093) vendem derivados como biscoitos e geleias.

Vinícola Villa Francioni

Em uma das melhores e mais bonitas vinícolas do país, conheça o processo de fabricação do vinho e detalhes da construção. Depois use os R$ 30 do ingresso para fazer compras na loja. (SC-438, km 70, 49/3233- 1918)

URUBICI

Cachoeira do Avencal

Em meio à vegetação da serra, a queda de 100 metros pode ser vista por baixo (para quem sai de Urubici) e, de outros dois mirantes, por cima (para quem vem de São Joaquim).

Continua após a publicidade

Morro da Igreja

Aqui foi registrada oficialmente a temperatura mais baixa no Brasil (-17,8 ºC, em junho de 1996). Do cume se avista a Pedra Furada, cartão-postal da região. Na ida ou na volta, o chalé do clé (km 2) vende produtos orgânicos.

Serra do Corvo Branco

Dos 5 quilômetros de serra, só 600 metros têm asfalto. Mas, quanto mais devagar, melhor: no topo, você atravessa o maior corte feito em rocha do Brasil.

LEIA MAIS:

16 Pousadas Românticas no Brasil – Hidromassagem, lareira, roupa de cama de primeira, silêncio e muito aconchego: encontre a pousada ideal para curtir com seu par

Aproveite o inverno para fazer trilhas nos parques nacionais – Conheça as melhores caminhadas para se fazer no inverno, época de poucas chuvas e pedras menos escorregadias

Roteiro rodoviário: Serra Catarinense – Urubici, Lages e São Joaquim são os destaques pela região serrana de Santa Catarina

Destinos de inverno para viajar a dois – Entre montanhas e boa comida, selecionamos destinos românticos para os casais

Férias de Julho 2012 – Confira pacotes de viagem no Brasil e no exterior, roteiros para viajar de carro e destinos para curtir o frio da estação

Continua após a publicidade
Publicidade