Santos participa da Restaurant Week

A cidade litorânea traz diferentes tipos de culinária para o evento gastronômico

Santos é uma das seis cidades que fazem parte da 10ª edição da São Paulo Restaurant Week, que acontece entre 5 e 18 de março, com 250 estabelecimentos participantes. Oito restaurantes da cidade terão um cardápio especial com entrada, prato principal e sobremesa – cinco no almoço (R$ 31,90) e três no jantar (R$ 43,90).

A culinária libanesa é representada pelo Al Kabir (jantar), que traz como entrada uma iguaria homônima ao restaurante, com berinjela assada, coalhada seca, tomate e uva passa, acompanhada de folhas verdes. Outra opção de entrada é o Fatuch: alface, tomates, pepinos, cebolinha, rabanete, hortelã e salsinha temperados com molho a base de especiarias árabes, acompanhados de pão crocante.

O restaurante também terá duas opções de pratos principais: o Falafel – bolinhos de grão de bico e fava seca, com tomate e salsa picados, acompanhado de picles e molho tarator – e o Arroz Libanês – arroz com carne moída refogada, cozido à moda libanesa e servido com pedações de carne bovina ou frango, salpicado por amêndoas e pinoles. Para a sobremesa, Mahlabii, um manjar árabe com damasco, ou Ataif, um crepe recheado com nozes e regado com calda de mel.

Com um menu variado, o restaurante Casa da Villa (almoço) terá salada verde com amendoim, shitake grelhado e molho teriaki ou sardinha recheada com panzanella, folhas, pimentão vermelho assado e molho de tapenade, como opções de entrada.

Para o prato principal, filé de panga – um tipo de peixe – grelhado, com crosta de xerém sobre julienne de legumes sauté ou mignon suíno com roti de melaço, batata rústica e arroz com farinha de milho e vagem na manteiga. Tartare de abacaxi com creme inglês e coco queimado é a sobremesa.

Enoteca Decanter (almoço), Café Gourmet (almoço) e Santos Sabores Alimentos Artesanais (almoço) trazem a culinária contemporânea para o evento. No primeiro, a entrada é composta de ceviche de peixes nobres ou mix de folhas nobres com creme gelado de bacalhau.

No prato principal, medalhões de filé ao creme de espinafre e risoto de alho-poró ou risoto de fricassé de champignon e tomate cereja. Mousse de framboesa com crocante de amêndoas ou tartar de abacaxi com tapioca completam a sobremesa.

No Café Gourmet, para a entrada uma salada de folhas coloridas, frango grelhado, croutons de bacon, milho e mussarela e tomate em vinagrete de mel com Dijon, ou alface americana, manga, kani kama, molho rosé e batata palha. Na refeição principal, risoto de frutos do mar ao alho e óleo ou escondidinho de carne seca com abóbora e chips de couve. Para sobremesa, gelado de morango com caldas de frutas do bosque ou mousse de coco com baba de moça e coco queimado.

A Santos Sabores Alimentos Artesanais tem de entrada um mix de folhas, mussarela de búfala, tomate cereja e pesto de manjericão ou uma salada praiana, com alface americana, manga e azeite de ervas de Provence. Pescada cambucu em crosta de nozes e fettuccine de ervas ou ravióli de gruyère com figo ao espumante são os pratos principais. Para a sobremesa, profiteroles e sorvete de creme com ganache de chocolate ou creme de papaia.

Para os amantes da comida italiana, a Piccola Forneria (jantar) e a Piccola Pizzeria (jantar) servirão massa na Restaurant Week. De entrada, no primeiro, polenta com ovo de codorna e tomate de bruschetta ou salmão e palmito sobre carpaccio de abobrinha e folhas verdes. No prato principal, polpetone farcito com pomodori secchi e provolone com tagliarine à erva ou tortelli de erva-doce sobre alho poró e filé de cambucu ao molho cítrico. Espuma de menta sobre o abacaxi e mousse de coco ou frutas da estação serão oferecidos na sobremesa.

Na Piccola Pizzeria, uma salada berko ou bruschetta de tomate são as opões de entrada. A especialidade da casa está nos pratos principais: Pizza individual Italy – cream cheese, damasco, peito de peru e raspas de limão siciliano – ou pizza toscana – requeijão, calabresa moída, ovos, cebola e azeitona. Na sobremesa, sorvete patiseria gelee, Ovomaltine ou frutas vermelhas, ou o Piccolo dolceto, um bolinho de chocolate quente, com sorvete de creme e calda de chocolate branco e preto.

O último estabelecimento participante é o português Quinta da XV (almoço), que oferece uma iguaria tipicamente lusitana como entrada: o bolinho de bacalhau. A outra opção é sardinha de escabeche. Na refeição principal, lascas de bacalhau, puxadas em azeite, alho e cebola, com grão de bico, batata e ovo cozidos e salsinha, ou Posta de cambucu grelhada, com champignon, azeitona e camarão na manteiga, acompanhada de arroz ao alho e olho e batatas douradas. Para a sobremesa, três opções: doce conventual português, pastel de santa clara ou de belém.

LEIA MAIS:

Santos Restaurantes, hotéis e atrações da cidade

Centenário do Santos – Especial do viajeaqui

Santos: a estrela do litoral paulista – Reportagem do especial Centenário do Santos

Vida de jogador na cidade de Santos – Reportagem do especial Centenário do Santos

Cem anos do Santos em um hora – Reportagem do especial Centenário do Santos

Um prato para chamar de Santos! – Reportagem do especial Centenário do Santos

O Santos tornou a Vila Belmiro famosa em todo mundo – Reportagem do especial Centenário do Santos

Heróis do Centenário do Santos são homenageados no CT Rei Pelé – Reportagem do especial Centenário do Santos

Praça da Independência e das festas do peixe – Reportagem do especial Centenário do Santos

Se o Santos vai jogar, eu vou! – Reportagem do especial Centenário do Santos

João Doria Junior: santista desde criancinha – Reportagem do especial Centenário do Santos

 

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s