Santiago para crianças e famílias

Quem diria? A capital do Chile é um bom lugar para levar os <em>chicos</em> e se divertir junto com eles

Por Marcela Puccia Braz Atualizado em 16 dez 2016, 08h26 - Publicado em 13 set 2012, 17h51

Parques, cerros, exposições interativas e arte a céu aberto: Santiago do Chile tem de tudo para ser o destino da família nas férias. Muitas das atrações são interessantes tanto para os pais, como para as crianças, que não voltarão pra casa sem ter aprendido alguma coisa. Além do contato com uma língua diferente, os atraentes espaços interativos estimulam nelas a curiosidade e as convidam para descobrir, na capital chilena, o prazer de aliar diversão ao conhecimento.

A atração: Cerro San Cristóbal

Passeio imperdível para qualquer idade, o Cerro San Cristóbal não pode faltar no roteiro de nenhum turista ao visitar Santiago. Isso porque a montanha de 880 metros, resquício da imponente Cordilheira dos Andes do horizonte santiaguino, pode ser explorada de bicicleta, a pé ou pelo funicular (que as crianças vão adorar). A deslumbrante vista da cidade que o topo descortina está acompanhada do Zoológico Nacional, do Parque Metropolitano e do Jardin Botânico Mapumelu que o Cerro abarca.

Passeios para toda a família

Para chegar ao topo do Cerro Santa Lucía, de 620 metros, tem que ser a pé. Mas a subida de aproximadamente 20 minutos vale as pernadas pela panorâmica de 360°. No topo do mirante há binóculos fixos para, literamente, mirar os detalhes da cidade lá embaixo. Mais de 800 mil pessoas visitam o Zoológico Nacional do Chile anualmente para ver os mais de mil animais de 158 espécies diferentes, dentro do Parque Metropolitano. Entre os bichos há um urso-polar e um tigre branco, e o parque tem um jardim japonês, onde lago com pedras, lanternas orientais, moinho d’água e cerejeiras contrastam com a visão dos arranha-céus de Las Condes. Outro reduto de natureza na metrópole, o Parque Quinta Normal abriga cinco museus ótimos para estimular os pequenos, além de um lago com botes a remo. Logo em frente, o Museo Artequin atrai pela arquitetura do edifício de cúpulas de vidro e ensina conceitos de artes plásticas de maneira lúdica. Obras de arte a céu aberto podem ser tocadas e fazem parte da bela paisagem do Parque de Las Esculturas; bom para as crianças, melhor ainda para os pais. E ainda há o Santiago Planetarium, no campus da Universidad de Santiago de Chile, e exposições educativas no Museu Interactivo Mirador (MIM), o maior e mais moderno centro cultural do Chile.

Comidinhas infalíveis

Para os que não estão acostumados, talvez seja arriscado apostar nos frutos do mar e no ceviche para aplacar a fome dos agitados niños – pelo menos, os menorzinhos. Mas, para não fugir da cultura local, bons meios-termos de lanches seriam empanadas e pastel de choclo. De sobremesa, além da tradicionalíssima sorveteria Bravissimo, outros pontos fazem massas geladas artesanais, como Filippo, Ópera, Il Maestrale, Emporio de La Rosa e Heladería Sebastián.

Meios de transporte

Ainda bem que o Metrô santiaguino é limpo e organizado, assim dá pra se locomover facilmente pela cidade, sem gastar muito. Para fazer passeios gostosos ao ar livre, pegue o funicular para subir o Cerro San Cristóbal ou conheça-o de bicicleta, em trilhas boas e arborizadas. Santiago é plana, ideal para se andar a pé, sem as crianças reclamarem. Outra forma de percorrê-la é em bicicletas alugadas no La Bicicleta Verde, que também faz três excursões diárias com um guia que narra as histórias dos locais por onde passa.

Valle Nevado, Chile

Valle Nevado tem áreas de recreação com monitores para entreter as crianças enquanto os adultos se divertem montanha abaixo – Foto: Divulgação

Para deixá-las exaustas

Adrenalina e atividades físicas são boas táticas para deixar os filhos cansados e felizes ao fim do dia. O parque de diversões Fantasilandia é o maior do país. mas um programa mais rápido são os centros de entretenimento dos shoppings, como o Mampato, ideal para menores de 10 anos, e o Happyland, que tem boliche, videogames, simuladores e carrinhos bate-bate. Esquiar é um exercício e tanto, capaz de fazer o mais espoleta dormir no caminho de volta a Santiago. São bacanas para crianças Valle Nevado e Portillo, este com semanas Kids Stay Free, quando uma criança por casal não paga estadia, alimentação ou passe de esqui.

Programa de adolescente

La Chascona, a casa de Pablo Neruda, é uma das principais atrações de Santiago. Conhecer a obra do poeta chileno não é pré-requisito para se surpreender com a insólita morada, recheada de muitos objetos (Neruda era colecionador compulsivo) e bem construída para alimentar seu desejo de viver no mar, ainda que tivesse medo dele. Para mais emoção, as redondezas da capital têm a oferecer corridas de kart no GoKarts, em Las Condes, Pro Kart, em Terrazas de lo Matta, e paintball no Wargames, em Santiago, Cancha, Lo Barnechea e La Florida.

Comprinhas

Para tudo e qualquer coisa em um lugar só, o Shopping Parque Arauco, o maior do país, satisfará suas necessidades. Cinema, teatro e boliche garantem diversão quando se cansar das compras. No bairro de Lastarria, a Nike AF1 House é um prato cheio para adolescentes (e, por que não?, adultos) ligados a esporte: é uma loja de roupas e tênis vintage da Nike. Para uma experiência de consumo mais típica, há o artesanato chileno. Neste caso, invista em bonequinhas da Ilha de Chiloé, flautas de pã (ou zampoñas), flores de feltro e máscaras indígenas. Atenção: muitas lojas fecham em janeiro.

Dicas básicas

O verão é muito quente e seco. A temperatura ultrapassa facilmente os 30ºC, o que pode ser um incômodo para as crianças. Em julho, dá para se ver os Andes nevados, e o frio não é tão intenso (em média, 8,4ºC). O ponto negativo são os altos preços devido à temporada de esqui. Praticidades como fraldas, leite em pó e pomadas são fáceis de se encontrar em Santiago.

Continua após a publicidade

Leia mais:

Viagem com crianças

Nova York com crianças

A Lima das crianças

Zoológicos e aquários pelo mundo

10 Praias no Brasil para ir com as crianças

Paris para crianças e famílias

Estilo Hello Kitty

A grande família

Hospedagens para crianças

Continua após a publicidade

Publicidade