Saiba como ver Lisboa (e outras coisas mais) do outro lado do Tejo
Uma das paisagens mais procuradas por quem visita Lisboa é a vista do Tejo, mas você já pensou em atravessá-lo e ver a capital portuguesa do lado de lá? Pegar uma das barcas rumo à Cacilhas é um passeio rápido, agradável e um dos nossos programas favoritos.
As viagens partem da estação Cais do Sodré e demoram em média 10 minutos. Logo, na chegada, há vários restaurantes que servem peixes frescos e frutos do mar, os preços geralmente são um pouco mais baixos do que em Lisboa.
Antes de se deleitar com os sabores regionais, sugerimos um passeio pelo Cais do Ginjal, que fica à direita de quem desce das barcas. Dali já se tem uma bela visão de Lisboa. Continue até o final do calçadão, onde há dois bares com mesinhas convidativas na beira do rio. Os nomes são bem apropriados para a localização: Ponto Final e Atira-te ao rio. Mas o caminho não acaba ali, é possível andar mais alguns metros e chegar a um pequeno jardim, bom para fazer um piquenique ou uma pausa de frente para Lisboa e a ponte 25 de Abril, que liga a cidade à margem sul, como se fala por aqui.
Neste jardim, pegue o elevador para a parte alta de Cacilhas. Ali há um centrinho histórico e a Casa da Cerca, um espaço de arte contemporânea com uma programação intensa e um simpático jardim botânico.
Se quiser esticar o passeio dá para ir de ônibus até o Cristo Rei, uma estátua às margens do Tejo no melhor estilo Cristo Redentor. Antes de voltar para a barca, aproveite para conhecer o calçadão próximo ao cais, com várias opções para comer e beber, de hambúrguer até clássicos da cozinha portuguesa.
Lisboa – Cacilhas
Saída: estação Cais do Sodré
Horário: 5h20 às 1h40, todos os dias da semana, inclusive feriados
Preço do bilhete: 1,20 euro