Roteiro: Puno e Lago Titicaca

Puno, a 380 quilômetros de Cusco, é na verdade bem feinha. Juliaca, a cidade onde fica o aeroporto mais próximo, é horrorosa. Mas o Lago Titicaca é deslumbrante.

 

Leia também:

Como montar um roteiro pelo Peru

Roteiro: Cusco, Vale Sagrado e Machu Picchu

O que fazer em Lima

De ônibus de Cusco a Puno

 

ONDE FICAR   Perto da Calle Lima, uma ruinha fechada para pedestres onde fica basicamente tudo o que interessa: restaurantes, alguns barzinhos, aquelas mesmas lojinhas de artesanato (mais uma malha fofinha de lã de alpaca não faz mal a ninguém).

O QUE FAZER

Sillustani  Principal sítio arqueológico nos arredores de Puno (feche um táxi ou excursão nas agências da cidade). São torres funerárias (as mais altas com 12 metros) construídas pelos collas, uma tribo que dominava a área do Lago Titicaca e foi dominada pelos incas no século 15. Eles enterravam a aristocracia nessas torres, chamadas chullpas. Ao redor está o lago Umayo, com plantinhas e aves andinas.

Foto: unukorno/Flickr

Foto: unukorno/Flickr

Guido-da-Rozze/Flickr

Guido-da-Rozze/Flickr

 

Ilhas do Lago Titicaca            

O passeio principal leva até às Islas Uros e à Isla Taquile.

Uros são as famosas ilhas flutuantes, feitas inteiramente de totora, uma espécie de junco que cresce no lago. À medida que as camadas de totora do fundo da ilha vão apodrecendo, eles adicionam novas plantas.  Os uros, que falam a língua aimará, construíram essas ilhas na tentativa de fugir dos incas e dos collas. O passeio leva até uma delas, onde vivem cerca de quatro famílias. Os uros vendem artesanato e oferecem tours de barcos feitos também de totora.

IMG_2064

IMG_2032

IMG_2020

 

Taquile é uma ilha propriamente dita. Seus cerca de 2,2 mil habitantes falam quechua, mantém forte identidade local e raramente se casam com pessoas de fora. O cenário, com o sol refletido no lago azul, é encantador.

IMG_2074

IMG_2084

Para uma experiência mais intensa, considere passar uma noite na Isla Amantaní. Há uma balsa que parte do porto de Puno todos os dias por volta das 8h, mas confirme quando chegar. Uma vez na ilha, a Hospedagem Comunitária Amantaní , que reúne famílias da ilha, vai definir uma casa de família para você ficar, normalmente com pensão completa. Tudo é simplérrimo, a eletricidade, só por gerador, vem e vai. Mas o povo simpático conquista. À noite, eles fazem danças típicas com a turistada.

Christian Haugen/ Flickr

Christian Haugen/ Flickr

Christian Haugen/ Flickr

Christian Haugen/ Flickr

 

Christian Haugen/ Flickr

Christian Haugen/ Flickr

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s