Restaurantes no Japão

De pratos elaborados por chefs estrelados ao mais tradicional sushi, o melhor da cozinha japonesa

Sushi e sashimi são certamente os pratos típicos mais conhecidos no Ocidente. No dia a dia, porém, a mesa dos japoneses têm muito peixe grelhado, frituras diversas e macarrão. O cardápio nem sempre está em inglês, mas vários restaurantes têm vitrines com mostruários em cera, o que facilita bastante na hora de escolher o que pedir. Quase todos dispõem de refeições para crianças e opções para vegetarianos.

E come-se muito bem em Tóquio. A capital japonesa é uma cidade gourmet, com uma das maiores concentrações de restaurantes estrelados do mundo.

Prefere algo mais convencional? Aqui você também encontrará muitas casas com especialidades do mundo inteiro, principalmente italianos, chineses e franceses, além de ótimos cafés.

Lugares para comer não faltam. Há praças de alimentação em lojas de departamento, shopping centers e até nas estações de trem – alguns têm andares inteiros dedicados à comida.

 

Sukiyabashi Jiro, Tóquio

Sushi

Tsukamoto Sogyo Building, Basement 1st Floor, 2-15, Ginza

81 (3) 3535-3600

www.sushi-jiro.jp

Abre de segunda a sexta, das 11h30 às 14h e das 17h30 às 20h30. Sábado, das 11h30 às 14h. Fechado em feriados, meados de agosto e férias de fim de ano.

 

 

Neste restaurante, o preço é alto e o ambiente não tem absolutamente nada de glamouroso: fica no subsolo de um prédio comercial em Ginza. Ainda assim, suas mesas são disputadíssimas (reservas são obrigatórias) por causa de seus sushis perfeitos, entre os melhores do planeta. O cuidado com que o chef Jiro Ono executa seus pratos lhe valeram uma estrela no Guia Michelin.

 

Kyubey, Tóquio

Cozinha Japonesa

7-6, Ginza 8-chome, Chuo-ku

81 (3) 3571-6523

www.kyubey.jp

Abre de segunda a sábado, das 11h30 às 14h e das 17h às 22h. Fechado em feriados nacionais.

 

 

Aposta segura para quem gosta de sushi, o Kyubey possui filiais espalhadas por Tóquio, mas vale visitar a matriz em Ginza. O menu omakase (sequência selecionada pelo chef) traz uma boa variedade de pescados, incluindo o o-toro e outras especialidades do estilo Edo (típico de Tóquio).

 

Aoyuzu Tora, Tóquio

2-4-1 Marunouchi, Chiyoda-ku, Tokyo Marunouchi Bldg. 6F

81 (3) 3240-5790

www.marunouchi.com

Abre de segunda a sexta, das 11h às 14h30 e das 17h às 23h. Almoço aos sábados, domingos e feriados, das 11h às 15h30. Jantar aos domingos e feriados, das 17h às 22h.

 

O Aoyuzu Tora faz jus à fama dos restaurantes japoneses estarem sempre muito escondidos. Localizado no 6º andar de um prédio comercial, sua especialidade é o gindara saikyoyaki, um grosso corte de bacalhau grelhado e marinado no missô. Superdisputado na hora do almoço.

 

Seryna, Tóquio

3-12-2 Roppongi, Minato-ku

81 (3) 3402-1051

www.seryna.co.jp

Abre de segunda a sexta, das 12h às 15h e das 17h às 23h. Sábados, domingos e feriados, das 12h às 22h30

 

O Japão é mais conhecido por seus pescados, mas também há bons pratos à base de carne por aqui. E os melhores estão no Seryna. Sua especialidade é o kobe beef, a carne marmorizada de gordura de gado wagyu, considerada a melhor do mundo. Entre os pratos do cardápio estão o shabu-shabu (finas fatias de bife cozidas na água quente) e o sukiyaki (carne com verduras, legumes e cogumelos cozidos à mesa pelo próprio cliente).

 

 

Saboten, Tóquio

Tokyo Skytree – Área de Alimentação do 6º andar

www.ghf.co.jp/saboten_rest

 

 

Bastante popular entre famílias e grandes turmas de amigos, o Saboten é especializado em frituras kushiage, um tipo de espetinho empanado de carne de boi, frango, porco, frutos do mar ou legumes, e no tonkatsu, carne de porco à milanesa, com casquinha crocante e sequinha. Há filiais por todo o Japão.

 

Torafugu, Tóquio

7-2-16 Ginza, Chuo-ku,

81 (3) 5568-7729

www.torafugu.co.jp

Abre de segunda a sábado, das 17h às 4h. Domingos e feriados, das 16h à 0h

 

Para gourmets corajosos e extravagantes, o Torafugu é a pedida. Sua especialidade é o fugu (baiacu), um peixe que infla quando ameaçado e possui uma toxina mais letal do que o cianureto. A carne de seu sashimi, preparada por um chef altamente treinado e com licença das autoridades sanitárias, adormece levemente a língua do comensal. Os menus completos oferecem o shirako, as gônadas do bichinho, uma iguaria.

 

Izusen, Kyoto

Murasakino Daitokuji-cho

81 (75) 491 6665

www.kyoto-izusen.com

Abre diariamente, das 11h às 16h.

 

O Japão adotou um budismo mais light, permissivo à dieta com carne. No entanto, em parte de seus templos floresceu uma cozinha vegetariana elaborada, frugal, mas com bastante personalidade, conhecida como shojin ryori. Uma delas é a do restaurante Izusen, localizado dentro do complexo de templos Daitoku-ji, que traz um cardápio belamente servido em pratos de laca e receitas que vão de raízes da montanha a deliciosos cortes de tofu.

 

Sushi no Musashi, Kyoto

Kawaramachi-dōri Nakagyō-ku Sanjō agaru

81 (75) 222-0634

www.sushinomusashi.com

Abre diariamente, das 11h às 22h

 

Uma refeição com sushi não precisa ser exatamente uma experiência cara. O Sushi no Musashi funciona no sistema kaitenzushi, no qual os bolinhos são preparados na hora e colocados em pequenos pratos sobre uma esteira giratória. Você escolhe os tipos de sua preferência (sempre em pares) e junta os pratinhos (cada cor tem um preço diferente). Ao término da refeição, sua pilha é contabilizada e você paga no caixa. Simples e barato.

 

Quintessence, Tóquio

5-4-7 Shirokanedai, Edifício Barbizon, 25, 1F,  Minato-Ku

81 (3) 5791-3715

www.quintessence.jp

Abre de segunda a sábado, das 12h às 15h e das 18h30 às 23h

 

Após passar uma temporada na França e atuar em restaurantes estrelados por lá, o chef Shuzo Kishida voltou ao Japão e abriu o Quintessence, de cozinha contemporânea. O sucesso foi total. Em 2008, dois anos após a inauguração, o restaurante conquistou três estrelas no Guia Michelin. O menu degustação, com inspiração nas cozinhas francesa e japonesa, é o destaque do lugar. Ele é composto por sete pratos no almoço e outros treze no jantar.

LEIA MAIS:

Destino Japão, o Essencial – como chegar, como circular, compras, quando ir

Atrações no Japão – Palácios, castelos, templos e santuários

Hotéis no Japão – Dicas de hospedagens

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s