Recife e Olinda para crianças

Praia, museus e centros culturais para se divertir com os pequenos

Por Natascha Perin Atualizado em 3 ago 2017, 20h52 - Publicado em 14 set 2012, 20h18

A capital de Pernambuco tem uma vida cultural intensa, com bons museus, centros culturais, parques, praias, arquitetura colonial inspiradora e uma mistura de ritmos do maracatu ao manguebeat. A apenas 7 quilômetros de carro está Olinda, com suas famosas ladeiras que respiram arte e história. E por que não curtir a dupla Recife e Olinda com as crianças? Conheça as atrações imperdíveis nas duas cidades para se divertir com a família.

A atração: Instituto Ricardo Brennand

As crianças vão se sentir em um verdadeiro conto de fadas medieval ao entrar no imponente Castelo São João, no Instituto Ricardo Brennand. Estão expostas mais de três mil peças entre armaduras, espadas, lanças e escudos oriundos da Ásia, Europa, América e África. Do lado de fora, os pequenos podem correr e brincar em uma imensa área verde e visitar o jardim de esculturas, com uma obra assinada por Fernando Botero.

Passeio para toda a família

Acorde cedo e aproveite um belo dia de sol na melhor praia de Recife: Boa Viagem. Procure um lugar para esticar a canga e brincar com a criançada na altura do número 3200, onde há um trecho largo e de areia fofa. O mar, de tons azul e verde, é um convite para se refrescar, principalmente na maré baixa, quando formam as piscinas naturais. Mas, atenção: jamais ultrapasse a barreira de recifes. Placas espalhadas por toda a orla alertam risco de ataque de tubarões. O calçadão dispõe de uma boa infraestrutura, com várias opções de quiosques, banheiros públicos e 9 quilômetros de ciclovia.

Comidinhas infalíveis

As receitas da cozinha nordestina, que contém ingredientes como carne de bode, buchada, paçoca e carne de sol, podem não agradar o paladar das crianças. Aposte em restaurantes que oferecem cardápios para os pequenos, além de bufês com boa variedade de alimentos saudáveis.

Que tal um almoço divertido? A casa Parraxaxá, por exemplo, é decorada com elementos da cultura nordestina e tem garçons vestidos de cangaceiros. O bufê por quilo é composto por pratos regionais, saladas e grelhados. O espaço ainda conta com playground e fraldário.

Outra sugestão é a Casa de Banhos, nos Molhes do Porto de Recife. No século 19, a população frequentava o local para tomar banho nas piscinas naturais formadas pelos arrecifes. O acesso de carro pode ser feito a partir da Avenida Brasília Formosa ou de barco, que parte do Marco Zero (R$ 5, cinco minutos).

Para a sobremesa, passe na Casa dos Frios e compre o bolo de rolo mais famoso da região, semelhante a um rocambole de goiaba com camadas bem fininhas. Lá, também experimente o bolo souza leão – receita com massa de mandioca, leite de coco e calda quente de açúcar-, outra delícia típica de Pernambuco. Se estiver em Olinda, não deixe de provar as famosas tapiocas vendidas nas barracas do Alto da Sé.

Para deixá-las exaustas

O Centro Histórico de Olinda, com igrejas barrocas, museus e o belo casario colonial, é um passeio imperdível para os adolescentes e adultos, onde farão uma verdadeira imersão na história do Brasil. É preciso ter fôlego para enfrentar o sobe e desce das famosas ladeiras que lotam de foliões e bonecos gigantes no Carnaval.

Nada impede que as crianças conheçam esse Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade, mas invista em passeios lúdicos para não deixá-las entediadas. Elas irão adorar percorrer Olinda a bordo de um trenzinho que tem saídas todos os dias, das 8 às 20h, ao lado da Biblioteca Pública de Olinda, na Praça do Carmo. O trajeto de 30 minutos inclui uma parada no Alto da Sé e outra no Mercado da Ribeira. Os turistas poderão descer do trenzinho, conhecer as atrações nos arredores e embarcar no próximo que passar. O valor por pessoa é R$ 12. Dica: motoristas costumam negociar ingressos mais baratos para crianças.

Entre as atrações para a garotada visite o Museu do Mamulengo, um espaço lúdico com cerca de 1500 fantoches em madeira e pano, preservados desde o século XVIII. Perto dali, na Rua Bernardo Vieira, está o Marcado da Ribeira. Lá, as crianças podem tirar fotos com os famosos bonecos gigantes e usar alguns adereços carnavalescos, como máscaras e fantasias de passistas de frevo.

Em Recife, a dica é o recém-inaugurado parque Dona Lindu, na Avenida Boa Viagem. O espaço reúne pistas de caminhada, quadras, playground, o Teatro Luiz Mendonça e a Galeria Janete Costa – esses dois últimos foram projetados por Oscar Niemeyer.

Programa de adolescente

Calce um par de tênis confortável e dedique parte do dia para bater perna no Recife Antigo. O período da invasão holandesa, no século XVII, está estampado nas construções coloniais.

O Santander Cultural e o Centro Cultural dos Correios promovem exposições, exibições de filmes e shows. Visite também a divertida Embaixada dos Bonecos Gigantes, com bonecões de Michael Jackson, Pelé, Roberto Carlos, Chacrinha e outros artistas.

Continua após a publicidade

No bairro Santo Antônio está a Casa de Cultura. O local vai despertar a curiosidade dos adolescentes: o prédio francês já abrigou um antigo presídio.  Nas antigas celas estão instaladas lojinhas de artesanato.

Outro reduto cultural é o Pátio de São Pedro, que abriga dois memoriais em homenagem a Chico Science (nº 21, 81/3355-3158) e Luiz Gonzaga (nº 35, 81/3355-3155). Os acervos contam com fotos, vídeos e objetos sobre a trajetória dos artistas.

Comprinhas

Um dos melhores lugares para comprar bonequinhos, marionetes, rendas, itens de vestuário e suvenires é em Olinda. A Rua do Amparo e o Alto da Sé concentram a maior parte dos ateliês e barraquinhas de artesanato.

Aos domingos, das 14 às 20h, acontece a tradicional Feira do Recife Antigo, com barracas de artesanato, roupas e doces.

Meio de transporte

O passeio de catamarã pelos rios Capibaribe e Beberibe permite admirar os prédios históricos de Recife de um ângulo diferente. As saídas são do cais das Cinco Pontas, às 16h e às 20h.

 

Leia mais:

48 horas em Recife e Olinda

 

10 atrações grátis em Recife

 

48 Horas – Brasil

 

10 atrações imperdíveis em Porto de Galinhas

 

10 festas de Carnaval pelo Brasil

 

Continua após a publicidade
Publicidade