Ranking: os piores aeroportos do mundo em 2018

A pesquisa analisou 141 aeroportos ao redor do mundo, em três critérios. Dos 10 piores colocados, 9 são europeus

Um levantamento realizado pela AirHelp, empresa de tecnologia conhecida por ajudar passageiros que tiveram voos atrasados, cancelados ou com overbooking a conseguir compensação financeira, apontou o Aeroporto Internacional do Kuwait como o pior do mundo em 2018, em um universo de 141 aeroportos analisados.

Para compilar o ranking, a empresa estudou a pontualidade dos voos, a qualidade dos serviços e os sentimentos dos passageiros em comentários no Twitter entre 22 de dezembro de 2017 e 20 de março de 2018, atribuindo notas de 0 a 10 para cada critério. A pontualidade e a qualidade dos serviços tiveram 45% de peso na determinação da nota final e, os comentários no na rede social, 10%.

O Aeroporto do Kuwait teve uma nota final de 5,4 e atingiu a pior marca na categoria de pontualidade dos voos, com 4,1 pontos. Na sequência, vieram o Aeroporto de Londres–Stansted, que teve nota final de 5,53 pontos, e o Aeroporto de Lyon-Saint-Exupéry, na França, com 5,78 pontos.

Veja também

Em termos de qualidade dos serviços, a pior colocação ficou com o Aeroporto de Berlim–Schonënfeld, que teve 4,6 pontos, enquanto o Aeroporto de Londres-Gatwick ficou com o último lugar nos comentários no Twitter, com 0,6 pontos. Ainda assim, esses aeroportos ficaram com a 129ª e a 123ª posições no ranking geral, respectivamente.

Dos 10 aeroportos piores colocados, 9 são europeus. Os aeroportos brasileiros de Viracopos, em Campinas, e Guararapes-Gilberto Freyre, no Recife, ficaram entre os 10 melhores do mundo, com o 7º e o 9º lugares, respectivamente, e o brasileiro com a pior colocação foi o Aeroporto Internacional Deputado Luís Eduardo Magalhães, em Salvador, que ficou na 87ª posição. O melhor aeroporto do mundo, de acordo com a pesquisa, é o de Doha, seguido pelo de Atenas.

Critérios de avaliação

Para determinar a pontualidade, a AirHelp desconsiderou atrasos de menos de 15 minutos e então fez uma mediana entre as porcentagens diárias de voos que chegaram no horário. Já a qualidade dos serviços foi avaliada através de comentários em sites de avaliações, entre outras fontes.

Além disso, mais de 184 mil tweets em inglês foram coletados e classificados entre positivos, negativos ou neutros. Depois, a empresa determinou a pontuação média de cada aeroporto em relação aos sentimentos expressados pelos passageiros nos tweets.

Confira o ranking dos 10 piores colocados em 2018:

1. Aeroporto Internacional do Kuwait, Kuwait

2. Aeroporto de Londres-Stansted, Inglaterra

3. Aeroporto de Lyon-Saint-Exupéry, França

4. Aeroporto de Paris-Orly, França

5. Aeroporto de Estocolmo-Bromma, Suécia

6. Aeroporto de Manchester, Inglaterra

7. Aeroporto Internacional de Boryspil, Ucrânia

8. Aeroporto de Edimburgo, Escócia

9. Aeroporto de Bordeaux-Mérignac, França

10. Aeroporto de Eindhoven, Holanda

O ranking completo pode ser encontrado aqui.

 

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s