Ranking: as cidades com mais trânsito no mundo

Consultoria especializada em mobilidade urbana levantou o número de horas que as pessoas passam no trânsito. Rio e São Paulo estão no ranking

Por Giovanna Simonetti Atualizado em 21 mar 2019, 14h43 - Publicado em 20 mar 2019, 17h47

Locomoção em uma viagem é essencial. Seja a pé, de carro ou de transporte público, o planejamento é bem vindo e, para isso, é preciso fazer uma pesquisa prévia do destino. O metrô funciona bem? A cidade é plana e as atrações são próximas? Táxi é caro? E, uma das questões mais importantes: tem muito trânsito? Para ajudar a responder, a INRIX, consultoria especializada em análise de mobilidade, avaliou o trânsito de mais de 200 cidades ao redor do mundo.

No Global Traffic Scorecard de 2018, a empresa estudou o congestionamento de diversos destinos e ranqueou os com mais trânsito. Moscou, assim como em 2017, lidera o ranking. Na capital russa, os motoristas chegam a passar 210 horas em aglomerações de carro. Em segundo lugar, está Istambul.

Por incrível que pareça, São Paulo não é a cidade com mais trânsito da América Latina. Esse posto é ocupado por Bogotá, capital da Colômbia, a terceira cidade do ranking. Bogotá também é o local com maior congestionamento do mundo, onde as pessoas perdem mais tempo no trânsito – foram 272 horas no ano passado, cerca de 11 dias.

  • E o Brasil não deixa de marcar presença, com duas cidades no ranking! São Paulo e Rio de Janeiro ocupam, respectivamente, a quinta e a sétima posição. A capital paulista manteve o lugar do ano anterior, enquanto a cidade maravilhosa subiu um posto. Um dado interessante é que os cariocas passam mais tempo em congestionamento do que os paulistas: 199 horas contra 154. Outras cinco cidades brasileiras figuram no ranking: Belo Horizonte (com 202 horas perdidas no trânsito, mais do que o Rio), Curitiba, Brasília, Porto Alegre e Campo Grande.

    Confira as 15 cidades com os piores trânsitos do mundo:

    1. Moscou, Rússia
    2. Istambul, Turquia
    3. Bogotá, Colômbia
    4. Cidade do México, México
    5. São Paulo, Brasil
    6. Londres, Reino Unido
    7. Rio de Janeiro, Brasil
    8. Boston, Massachusetts
    9. São Petersburgo, Rússia
    10. Roma, Itália
    11. Ancara, Turquia
    12. Esmirna, Turquia
    13. Sydney, Austrália
    14. Singapura
    15. Berlim, Alemanha

    No site, é possível fazer buscas por cidades. Vale consultá-lo antes da sua próxima viagem.

    Continua após a publicidade
    Publicidade