Projetado por Niemeyer, Hotel Nacional é reinaugurado no Rio

Hotel Nacional, inaugurado em 1972, era um ícone da cidade do Rio de Janeiro; entenda a história

Por Ana Luiza Tieghi Atualizado em 2 jul 2019, 17h47 - Publicado em 22 dez 2016, 19h00

 Um ícone da hotelaria do Rio de Janeiro está de volta. Inaugurado no dia 15, depois de mais de 20 anos fechado, o Hotel Nacional volta com o nome de Gran Meliá Nacional, sob a tutela da rede hoteleira espanhola e com sua grife mais luxuosa.

Localizado em São Conrado, o prédio cilíndrico de 34 andares foi desenhado por Oscar Niemeyer e tem paisagismo de Burle Marx. Sua primeira inauguração foi em 1972, e o hotel viveu anos de glória durante as décadas de 1970 e 1980, quando hospedou artistas como Liza Minnelli, BB King, The Jackson Five e James Brown. Depois, entrou em decadência até ser fechado.

Projeção do Gran Meliá Nacional, agora aberto na zona sul do Rio de Janeiro. (Foto: divulgação)
Projeção do Gran Meliá Nacional, agora aberto na zona sul do Rio de Janeiro. (Foto: divulgação) Divulgação

Tombado como patrimônio histórico do Rio de Janeiro em 1998, volta agora a funcionar após reforma de R$ 430 milhões. O escritório carioca de arquitetura VOA foi responsável pela revitalização da fachada, suítes, restaurante e bar do rooftop do hotel (que tem vista de 360º para a cidade e a baía de São Conrado), enquanto a arquiteta e decoradora Débora Aguiar trabalhou no lobby, lounge, bar da piscina, restaurante Sereia, café Amaro e na área externa do prédio.

Nada mal essa vista no banheiro, hein? (Foto: Vicente de Paulo/Divulgação)
Nada mal essa vista no banheiro, hein? (Foto: Vicente de Paulo/divulgação) Vicente de Paulo/Divulgação

Os 413 quartos têm vista para a cidade, a montanha ou o mar. O hotel tem ainda dois restaurantes, três bares e spa da Clarins, único em território nacional. Um centro de eventos anexo ao prédio está previsto para 2018.

Área da piscina no Hotel Nacional, no Rio de Janeiro (RJ)
A piscina do hotel Denilson Machado/Divulgação

Hotel faz promoção de reinauguração

A Meliá está oferecendo 15% de desconto nas reservas feitas até março no Grand Meliá Nacional. Para conseguir a redução, é preciso ser cliente MeliáRewards, e para isso basta se cadastrar no site do programa. As reservas podem ser feitas até 31 de janeiro e valem para estadias até 31 de março.

O lobby do hotel foi pensado pela arquiteta Débora Aguiar. (Foto: Denilson Machado/Divulgação)
O lobby do hotel foi pensado pela arquiteta Débora Aguiar. (Foto: Denilson Machado/Divulgação) Denilson Machado/Divulgação

Ao se cadastrar, o usuário já ganha 2 mil pontos e, se aproveitar a promoção do Meliá Nacional até 15 de janeiro e marcar a estadia para até 15 de fevereiro, recebe pontuação dupla.

O hotel também está com tarifa promocional, com 37% de desconto e diárias a R$ 651 (sem café da manhã).

  • Continua após a publicidade
    Publicidade