Praia do DiCaprio: Maya Bay fechada por tempo indeterminado

Após longa novela, a praia mais famosa da Tailândia vetou o acesso de visitantes até que o ecossistema seja recuperado

Atualizado em fevereiro de 2019

Maya Bay, uma das praias mais famosas do mundo, na Tailândia, agora está fechada por tempo indeterminado. Segundo o Departamento de Parques Nacionais, Animais Selvagens e Conservação Vegetal da Tailândia (DNP), o ecossistema e a estrutura física da praia – que ficaria fechada de junho a setembro de 2018 – ainda precisam de mais tempo para se recuperarem. O local só será reaberto quando os recursos naturais voltarem ao normal. Barcos ainda podem navegar na região, mas somente até um limite e estão proibidos de atracar na praia. Nesta área designada pelas autoridades, turistas podem observar Maya Bay de longe e mergulhar nas águas.

“Precisamos de ao menos um ano, ou até dois anos e talvez mais, para o meio ambiente se recuperar — isso inclui os recifes de coral, o mangue e a praia”, explicou Songtham Sukswang, diretor da Agência de Parques Nacionais à Reuters.

Desde 2017, boatos anunciavam um possível fechamento de Maya Bay, que ganhou os holofotes depois que serviu de cenário para o longa-metragem A Praia, com Leonardo DiCaprio. A ideia seria dar um descanso para a praia, que recebe uma verdadeira peregrinação de turistas desde o lançamento do filme, em 2000, e permitir a recuperação dos recifes de corais e da vida marítima, que têm sofrido com a intensa atividade turística.

Maya Bay, Ko Phi Phi Le, Krabi, Tailândia A muvuca de cada dia que aportava em Maya Bay

A muvuca de cada dia que aportava em Maya Bay (Carol_Anne/iStock)

O fechamento já surtiu efeitos positivos: no final de 2018, após alguns meses de fechamento, tubarões voltaram a aparecer em bando por Maya Bay, em um claro sinal de que a fertilidade da praia está voltando. Veja o vídeo abaixo:

De acordo com o órgão de turismo da Tailândia (TAT), durante esse período barcos estão proibidos de atracar na praia e na vizinha Loh Samah Bay. Os barcos podem ir até certo ponto do mar, delimitado por autoridades do parque nacional. Turistas só poderão ver Maya Bay de longe, assim como nadar, mergulhar e praticar snorkel em uma área designada.

O DNP também decidiu que, quando for reaberta, a praia só poderá receber 2000 visitantes por dia (no seu auge, a praia chegou a receber 5 mil). Além disso, os barcos não poderão mais ancorar em Maya Bay, devendo atracar em Loh Samah Bay, no lado oposto da ilha Ko Phi Phi Leh. Os turistas terão que atravessar por uma passagem a pé.

Veja também

Maya Bay, a novela

Em fevereiro de 2018, jornais tailandeses e internacionais anunciaram que a praia seria fechada aos turistas. Mas as notícias eram desencontradas: no tailandês The Nation e no alemão Deutsch Welle, por exemplo, a restrição seria apenas para barcos, que ficariam proibidos de acessar a praia. Já nos britânicos The Independent e The Guardian, o local estaria completamente inacessível para os visitantes na baixa temporada, entre junho e setembro.

Em seguida, o TAT classificou as manchetes como “fake news”. Em um comunicado, eles informaram que o DNP ainda não havia confirmado o fechamento e que as Ilhas Phi Phi permaneceriam abertas aos visitantes. Além disso, segundo o The Nation, Apichai Aranyig, diretor do escritório do turismo da Tailândia em Krabi (a província administrativa da qual as Ilhas Phi Phi fazem parte), negou que os barcos seriam proibidos de entrar em Maya Bay e afirmou que, até o momento, nenhuma decisão havia sido tomada.

Depois disso, o caso ganhou um novo capítulo quando o site The Phuket News publicou uma declaração de Worapoj Lomlim, chefe do parque nacional onde fica Maya Bay, dizendo que a praia não fecharia, mas que, entre junho e setembro, barcos estariam proibidos de acessá-la, sendo que visitantes chegariam até ela por uma trilha a partir de Loh Samah Bay, a 250 metros de Maya Bay.

O clima permaneceu incerto até que, no fim de março, a Associated Press publicou uma notícia afirmando que o DNP havia optado pelo fechamento da praia entre junho e setembro. Em outubro, o DNP anunciou que Maya Bay permaneceria fechada, agora por tempo indeterminado.

Maya Bay já cobra uma taxa ambiental de 400 baht (aproximadamente 42 reais) dos visitantes com intuito de diminuir o número de turistas.

Encontre hospedagens na Tailândia

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

  1. Guia do Interior

    que praia lindaaaaaaaaaa!!!! https://guiadointerior.com.br

    Curtir