Praia do DiCaprio: Maya Bay deverá restringir acesso

Tudo indica que a famosa praia na Tailândia vetará o acesso de embarcações na baixa temporada, mas o assunto é uma novela e deve ter ainda vários capítulos

Desde 2017, boatos anunciam um possível fechamento de uma das praias mais famosas do mundo, a Maya Bay, na Tailândia, que ganhou os holofotes depois que serviu de cenário para o longa-metragem A Praia, com Leonardo DiCaprio. Desde o lançamento do filme, em 2000, uma peregrinação ininterrupta ao lugar acabou com o anonimato daquele insólito cenário e tirou muito de sua aura. Fotos na internet de barcos e mais barcos desovando um mar de gente em suas areias deixam no ar a pergunta? Será o fim de Maya Bay?

Tudo indica que não. Autoridades tailandesas estariam considerando o fechamento da praia como uma forma de fazê-la se recuperar do turismo intenso e consequente impacto ambiental.

Segundo o The Guardian, Maya Bay recebe cerca de 5000 turistas diariamente, o dobro do recomendável. Segundo estudos, cerca de 80% dos recifes de corais da Tailândia teriam sido destruídos devido às âncoras de barcos, resíduos plásticos jogados no mar e a construção de hotéis pé na areia. 

Primeiro ato: vai fechar!

Em fevereiro deste ano, Maya Bay voltou a ser pauta quando jornais tailandeses e internacionais anunciaram que a praia seria fechada aos turistas, anúncio que teria sido feito por Worapoj Lomlim, chefe do parque nacional Hat Nopparat Mu Ko Phi Phi, onde Maya Bay está situada. Mas as notícias eram desencontradas: no tailandês The Nation e no alemão Deutsch Welle, por exemplo, a restrição seria apenas para barcos, que ficariam proibidos de acessar a praia. Já nos britânicos The Independent e The Guardian, o local estaria completamente inacessível para os visitantes na baixa temporada, entre junho e setembro.

Veja também

Segundo ato: não vai fechar!

A notícia de que a praia fecharia foi replicada em vários países, inclusive no Brasil, e parecia algo certo, até que, em 14 de fevereiro, o órgão oficial de turismo da Tailândia (TAT) classificou as manchetes como “fake news”. Em um comunicado, eles informaram que o Departamento de Parques Nacionais, Animais Selvagens e Conservação Vegetal (DNP) ainda não havia confirmado o fechamento e que as Ilhas Phi Phi, onde fica Maya Bay, permaneceriam abertas aos visitantes.

Respondendo a comentários de leitores no Facebook, o órgão oficial de turismo da Tailândia disse que o fechamento da praia era uma possibilidade, mas que o DNP não teria feito nenhum pronunciamento oficial.

Além disso, segundo o The Nation, o diretor do escritório do turismo da Tailândia, em Krabi (a província administrativa da qual as Ilhas Phi Phi fazem parte), negou que os barcos seriam proibidos de entrar em Maya Bay. Apichai Aranyig afirmou que foi formado um comitê para discutir meios de proteger a praia, mas que nenhuma decisão havia sido tomada.

Terceiro ato: vai restringir a entrada de barcos!

Depois disso, o caso ganhou um novo capítulo quando o site The Phuket News publicou uma declaração de Worapoj Lomlim, em 15 de fevereiro, em que o chefe do parque nacional onde fica Maya Bay disse que a praia não fecharia, mas que, entre junho e setembro, barcos estariam proibidos de acessá-la.

De acordo com Lomlim, visitantes poderão acessá-la por uma trilha a partir de Loh Samah Bay, a 250 metros de Maya Bay. Ele afirmou também que haverá um limite para o número de barcos que poderão atracar diariamente em Loh Samah Bay.

Afinal, fecha ou não fecha?

Na sexta-feira (23), a operadora Maya Bay Tours disse à VT que recebeu a informação de que a praia ficará fechada para barcos entre 1° de julho e 30 de setembro. O acesso à praia será feito através de Loh Samah Bay, como costuma ocorrer na baixa temporada. 

Ainda assim, Sian Minwang, da Maya Bay Tours, afirmou que a decisão ainda não é oficial e informações mais concretas só estarão disponíveis mais perto da baixa temporada.

Maya Bay já cobra uma taxa ambiental de 400 baht (aproximadamente 42 reais) dos visitantes com intuito de diminuir o número de turistas.

Procure hospedagens na Tailândia pelo Booking.com

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

  1. Guia do Interior

    que praia lindaaaaaaaaaa!!!! https://guiadointerior.com.br

    Curtir