Pesquisa: Alemanha é o país com a melhor reputação do mundo
O país desbancou os Estados Unidos e atingiu o primeiro lugar no ranking do Anholt-GfK Nations Index Brand 2017
A Alemanha é o país com a melhor reputação do mundo, de acordo com os dados do estudo Anholt-GfK Nations Index Brand de 2017, cujos resultados foram divulgados em novembro.
O estudo, produzido anualmente pelo instituto de pesquisas de mercado GfK em parceria com Simon Anholt, assessor de políticas públicas independente, realizou 28.185 entrevistas online, em 20 países-base, para determinar a imagem de marca que 50 nações transmitiam ao restante do mundo. As análises foram realizadas a partir de seis critérios: governança, população, cultura e herança, turismo, exportações, investimento e imigração.
A Alemanha passou do segundo ao primeiro lugar, em comparação com os resultados de 2016, aparecendo no top 5 de todas as categorias de análise, com exceção de turismo. De acordo com o estudo, um dos fatores para a melhora na imagem do país foi a melhor percepção do mesmo por cidadãos do Egito, Rússia, China e Itália.
Seguindo a Alemanha, está a França, que subiu do quinto ao segundo lugar e aparece no top 5 em três das seis categorias. Em terceiro lugar, está o Reino Unido, que se recuperou da queda que apresentou em 2016, devido às reviravoltas causadas pelo Brexit. Outro país que saltou no ranking foi o Japão, que saiu do sétimo para o quarto lugar, empatando com o Canadá. No top 10, aparecem ainda o Canadá, a Itália, a Suíça, a Austrália e a Suécia.
O estudo aponta que a melhora na percepção da França, Japão e Reino Unido também pode ser relacionada à queda apresentada pelos Estados Unidos, que foi do primeiro para o sexto lugar entre 2016 e 2017. Além disso, o país caiu de 19º para 23º em Governança, o que reflete um “Efeito Trump”, segundo comenta Simon Anholt em um documento disponibilizado pela GfK.
País | Ranking de 2017 | Ranking de 2016 | Mudança na pontuação (de 2016 a 2017) |
Alemanha | 1 | 2 | + 0,99 |
França | 2 | 5 | + 1,55 |
Reino Unido | 3 | 3 | +1,27 |
Canadá | 4 | 4 | +0,96 |
Japão | 4 | 7 | +2,12 |
Estados Unidos | 6 | 1 | -0,63 |
Itália | 7 | 6 | +0.74 |
Suíça | 8 | 8 | +1.34 |
Austrália | 9 | 9 | +0,76 |
Suécia | 10 | 10 | +1,30 |
Dados: Anholt-GfK Nations Index Brand
“Para terem sucesso, empresas precisam criar e manter uma imagem e reputação positivas,” pontua Vadim Volos, diretor global do Anholt-GfK Nations Index Brand, em coluna publicada no blog da GfK. “O mesmo vale para as nações. Aquelas com imagens mais favoráveis abrem suas portas para a expansão de oportunidades no turismo, importação, exportação e investimentos”.
Além do bom resultado em imagem pública, a Alemanha aparece em 16º no ranking dos países mais felizes do mundo, disponibilizado pela ONU em março.