Pesquisa: Alemanha é o país com a melhor reputação do mundo

O país desbancou os Estados Unidos e atingiu o primeiro lugar no ranking do Anholt-GfK Nations Index Brand 2017

Por Victória Martins
Atualizado em 8 dez 2017, 14h03 - Publicado em 7 dez 2017, 17h15
Bandeira alemã em frente ao Reichstag
A Alemanha aparece no top 5 em cinco das seis categorias, incluíndo Governança (bluejayphoto/iStock)
Continua após publicidade

A Alemanha é o país com a melhor reputação do mundo, de acordo com os dados do estudo Anholt-GfK Nations Index Brand de 2017, cujos resultados foram divulgados em novembro.

O estudo, produzido anualmente pelo instituto de pesquisas de mercado GfK em parceria com Simon Anholt, assessor de políticas públicas independente, realizou 28.185 entrevistas online, em 20 países-base, para determinar a imagem de marca que 50 nações transmitiam ao restante do mundo. As análises foram realizadas a partir de seis critérios: governança, população, cultura e herança, turismo, exportações, investimento e imigração.

A Alemanha passou do segundo ao primeiro lugar, em comparação com os resultados de 2016, aparecendo no top 5 de todas as categorias de análise, com exceção de turismo. De acordo com o estudo, um dos fatores para a melhora na imagem do país foi a melhor percepção do mesmo por cidadãos do Egito, Rússia, China e Itália.

Oktoberfest de Munique, em 2016
A Alemanha ficou em quarto lugar na categoria Cultura e Herança. Entre suas manifestações culturais, a Oktoberfest é uma das mais tradicionais (Nikada/iStock)

Seguindo a Alemanha, está a França, que subiu do quinto ao segundo lugar e aparece no top 5 em três das seis categorias. Em terceiro lugar, está o Reino Unido, que se recuperou da queda que apresentou em 2016, devido às reviravoltas causadas pelo Brexit. Outro país que saltou no ranking foi o Japão, que saiu do sétimo para o quarto lugar, empatando com o Canadá. No top 10, aparecem ainda o Canadá, a Itália, a Suíça, a Austrália e a Suécia.

Continua após a publicidade

O estudo aponta que a melhora na percepção da França, Japão e Reino Unido também pode ser relacionada à queda apresentada pelos Estados Unidos, que foi do primeiro para o sexto lugar entre 2016 e 2017. Além disso, o país caiu de 19º para 23º em Governança, o que reflete um “Efeito Trump”, segundo comenta Simon Anholt em um documento disponibilizado pela GfK.

País Ranking de 2017 Ranking de 2016 Mudança na pontuação (de 2016 a 2017)
Alemanha 1 2 + 0,99
França 2 5 + 1,55
Reino Unido 3 3 +1,27
Canadá 4 4 +0,96
Japão 4 7 +2,12
Estados Unidos 6 1 -0,63
Itália 7 6 +0.74
Suíça 8 8 +1.34
Austrália 9 9 +0,76
Suécia 10 10 +1,30

Dados: Anholt-GfK Nations Index Brand

Continua após a publicidade

“Para terem sucesso, empresas precisam criar e manter uma imagem e reputação positivas,” pontua Vadim Volos, diretor global do Anholt-GfK Nations Index Brand, em coluna publicada no blog da GfK. “O mesmo vale para as nações. Aquelas com imagens mais favoráveis abrem suas portas para a expansão de oportunidades no turismo, importação, exportação e investimentos”.

Além do bom resultado em imagem pública, a Alemanha aparece em 16º no ranking dos países mais felizes do mundo, disponibilizado pela ONU em março.

Publicidade