Pequeno manual de pacotes de viagem

Pacotes de viagem: tudo o que você precisa saber

Defina que tipo de viagem quer fazer

Sim, parece uma platitude, mas saiba bem o que quer fazer: embarcar numa excursão ou numa viagem solo. Aí escolha (ou vete) certos destinos. Porto Seguro, por exemplo, pode ficar especialmente impróprio – ou não – em outubro, época em que é visitado por centenas de formandos.

Procure uma agência especializada

Para ter mais opções e segurança, busque quem trabalha há mais tempo com o destino ou se especializou no tipo de roteiro que você procura. Assim, para ir a Bonito, escolha uma empresa focada em ecoturismo.

Veja se a empresa é confiável

O Ministério do Turismo tem um cadastro de profissionais da área no site www.cadastur.turismo.gov.br para você pesquisar. Também é bom ver se a empresa faz parte da Associação Brasileira de Agências de Viagem, Abav (www.abav.com.br), ou da Associação Brasileira das Operadoras de Turismo, Braztoa (www.braztoa.com.br).

Procure referências do hotel

Antes de fechar a viagem, vale a pena dar uma olhadinha na opinião de quem já se hospedou no local. Pode procurar na sua coleção de VTs, no GUIA BRASIL ou nos sites viajeaqui e tripadvisor.com.br.

Guarde todos os comprovantes

Por via das dúvidas, mantenha os e-mails trocados com o agente para garantir que nenhum mal-entendido ou informação perdida no meio do caminho atrapalhe suas férias.

Anúncio tem valor de contrato

De acordo com o Procon de São Paulo, toda a oferta publicada deve conter informações claras e precisas referentes ao roteiro, como preço e tipo de acomodação. E a empresa sabe: anúncio tem valor contratual.

Leia os vouchers com atenção

Não basta ver se as datas e os aeroportos estão corretos, é preciso olhar atentamente o nome e o endereço do hotel, o tipo de quarto, a classe no avião, os traslados e os passeios incluídos, assim como as taxas e os ingressos pagos à parte.

Saiba os seus direitos

O Procon de São Paulo tem uma cartilha chamada Projeto Boa Viagem, disponível no site www.procon.sp.gov.br , com as principais orientações para quem quer contratar serviços turísticos.

Leia mais:

Manual do Viajante

Pequeno manual de compras coletivas

Pequeno manual dos trens na Europa

Pequeno manual de Orlando

Pequeno manual da… Segurança ao praticar esportes de aventura

Pequeno manual para… Curtir as férias de verão

Pacotes – viajeaqui

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s