Pequeno manual de compras coletivas

Saiba como funcionam as ofertas, o que fazer antes de comprar e quais os seus direitos no caso de arrependimento

Como funcionam as ofertas de pacotes nos sites de compras coletivas?

Os sites publicam as ofertas que ficam no ar por um tempo determinado. Você se cadastra e pode recebê-las por e-mail. Para que passem a valer de verdade, é preciso que um número mínimo de pessoas – sempre variável de acordo com a promoção – também compre; daí o termo “coletivas”. Os pacotes são oferecidos nos maiores sites de compras coletivas do Brasil, como Peixe Urbano, Groupon e Clickon.

Vi a oferta e me dão apenas 24 horas para comprá-la. O que devo fazer?

A mesma oferta pode aparecer várias vezes. Ou não. Mas o melhor é não comprar por impulso e seguir estes passos: 1) Pesquise se o preço é realmente camarada. Procure o valor real das tarifas. 2) Verifique para que dias a oferta é válida. (Você quer mesmo viajar de segunda a sexta? e acha uma boa ir para uma estação de esqui antes da primeira neve?) 3) Pesquise sobre a agência que está por trás da promoção (nome e endereço vêm sempre anunciados no site). 4) Observe quantos cupons você mesmo pode comprar caso queira levar acompanhante. O paulistano Rafael Cotta fez tudo direitinho. Sempre quis ir a Buenos Aires e conseguiu graças ao Groupon. Ele pagou cerca de R$ 550, com hotel e passagem aérea, por dois dias. “Como eu pesquisava tudo, sabia que a promoção era uma boa”, diz.

Como os preços podem ser tão baixos?

Por trás da oferta existe uma agência ou operadora. Nesse tipo de site, elas encontram agilidade e alcance de vendas – alguns deles têm mais de 10 milhões de usuários cadastrados. Invariavelmente as ofertas são de vagas que estão sobrando. Daí os bons preços oferecidos.

Eu comprei por impulso e me arrependi. Como faço?

O direito de arrependimento é previsto no Código de Defesa do Consumidor para qualquer compra que seja feita fora do estabelecimento comercial. O cliente pode desistir do produto em até sete dias. “Mas nem sempre dá para cancelar sem pagar alguma taxa”, diz Patrícia Pinheiro, advogada especializada em direito digital. Veja antes no site qual é a política de cancelamento.

Comprei, e o pacote foi cancelado. Quais são os meus direitos?

Reclame direto com o site. A maioria deles reembolsa o cliente com o valor total. O Groupon e o Peixe Urbano disseram à VT que oferecem condições de estorno em dinheiro ou crédito proporcional para qualquer outra oferta do site. Entre maio de 2011 e maio de 2012, o site ReclameAQUI registrou cerca de 76 mil reclamações de compras coletivas, sendo 4 421 de pacotes turísticos. As queixas são variadas, mas a mais comum diz respeito à falta de agilidade no atendimento aos clientes.

Leia mais:

VT Agosto de 2012 ##– Veja todas as reportagens desta edição

Groupon vende pacotes para o Mundial de Clubes

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s