Paraty além da Flip: outros eventos que agitam a cidade de junho a agosto

A Festa Literária Internacional não condiz com o seu perfil? Listamos outros eventos do calendário de Paraty que podem valer uma boa viagem

Por Maria Cecília Arra Atualizado em 16 dez 2016, 00h35 - Publicado em 29 Maio 2012, 17h12

Se o fluxo cultural de Paraty atinge o ápice durante a Flip, podemos dizer o mesmo para o fluxo de pessoas. As pousadas, os restaurantes e as ruelas do Centro Histórico são tomados pelos turistas no começo de julho, mês de férias escolares e de temperaturas amenas. Época perfeita para curtir a pluralidade local – praia, montanha, cachoeira, esportes radicais…

O.K. Há gente demais e você descansa pouco. Prefere menos badalação? Tudo bem, Paraty é múltipla até nisso: o calendário de eventos não se resume à Flip. O viajeaqui preparou uma agenda com outros festivais, festas e shows que acontecem nos próximos meses neste que é um dos principais destinos turísticos do Brasil.

JUNHO

1 a 3 Bourbon Festival

Paraty recebe a 4º edição do festival, com 16 atrações confirmadas, entre elas Roy Rogers e Zélia Duncan. Mais informações aqui: Bourbon Festival

 

8 a 10 Festival do Camarão

Para marcar o fim do defeso do camarão, período no qual a pesca do crustáceo é proibida, o festival promove a culinária local. Época ideal para experimentar o camarão casadinho – receita tradicional da mesa caiçara que ganhou fama por aqui.

 

22/6 a 1/7 Festa de São Pedro e São Paulo

Sempre no fim de junho, há uma procissão marítima com barcos enfeitados – a melhor decoração ganha prêmios. No percurso até a Ilha do Araújo, acontece a bênção do anzol.

JULHO

6 a 15 – Festa de Santa Rita

Cartão postal de Paraty, a Igreja de Santa Rita é o endereço desta festa desde que foi fundada, em 1722. Na programação, shows, cirandas e barracas de comidas e bebidas típicas da cidade.

Continua após a publicidade

 

20 a 29 – Festival Internacional das Artes Visuais

A segunda edição do FIAV promove a integração de artistas de todas as partes do país. Há exposições e Paraty se transforma em um museu a céu aberto.

 

27 a 29 – 2º Festival de Choro e Samba

Ainda não há programação definida, mas o último fim de semana de julho já tem trilha sonora.

AGOSTO

16 a 19 – Festival da Cachaça, Cultura e Sabores

Reúne os alambiques de um dos mais tradicionais roteiros de aguardente do Brasil. Ocorre no Arial do Pontal. Mais informações aqui: Festival da Cachaça, Cultura e Sabores

 

30/8 a 8/9 – Festa de Nossa Senhora dos Remédios

A padroeira de Paraty tem uma festa só dela há mais de 300 anos. A programação ainda não foi definida.

LEIA MAIS:

Paraty, para todos – reportagem da Viagem e Turismo

Destino: Paraty, atmosfera intelectual à beira-mar 

Continua após a publicidade
Publicidade