Paisagens múltiplas

Descubra as surpresas pelos caminhos desse condado, sede das provas de mountain biking em Londres 2012. Não vão faltar cidades medievais, colônias agrícolas e vilarejos à beira-mar

Por Miguel Icassatti Atualizado em 16 dez 2016, 00h40 - Publicado em 16 abr 2012, 18h02

Uma multiplicidade de paisagens marca o Condado de Essex, que recebe as provas de mountain biking dos Jogos Olímpicos de Londres. Enquanto os competidores vão pedalar morro acima e abaixo na Colônia Rural de Hadleigh, na cidade de Benfleet, os turistas podem explorar – a pouco mais de um a hora de trem a partir da capital – florestas, vilarejos medievais, construções históricas, jardins centenários e um dos pedaços mais encantadores da costa leste britânica, com 560 quilômetros de extensão margeando o Mar do Norte.

Assim como a própria fazenda de Hadleigh, outras propriedades agrárias estão abertas aos visitantes (leia mais sobre a rota rural gastronômica em O que fazer). Além de produzir alimentos típicos “da roça”, os agricultores comercializam sua produção ali mesmo (ou nos mercadinhos de produtores espalhados pelas cidades) e, em alguns casos, preparam verdadeiros banquetes a quem bater em suas portas.

À beira-mar e no estuário dos rios que atravessam Essex também podem ser vistos o mais extenso píer do mundo, com mais de 2.000 metros de extensão, e o cultivo de peixes e ostras, que remonta, segundo relatos históricos, desde a Roma Antiga. E se um programa bate-e-volta a partir de Londres não for suficiente, pode-se hospedar em hotéis modernos e em opções charmosas, cujos prédios foram erguidos há pelo menos dois séculos.

 

Continua após a publicidade
Publicidade