O espetáculo das luzes de Natal em Lisboa

Por Renata Hirota 25 dez 2014, 02h16

Todas as grandes cidades têm suas “tradições de Natal”, digamos… Em São Paulo, as luzes na Avenida Paulista e no Parque do Ibirapuera, no Rio, a árvore na Lagoa Rodrigo de Freitas… E, em Lisboa, a árvore de Natal no Terreiro do Paço e as decorações natalinas na rua Augusta são a grande atração nessa época.

O centro LOTA de gente (mais do que o normal, sempre cheio de turistas) querendo ver as decorações. Desde a Praça do Rossio até o Terreiro do Paço, as ruas e lojas iluminadas não dão qualquer indício da crise econômica da qual o país começa a se recuperar.

Ok, à meia-noite a rua Augusta já não é tão cheia assim... (foto: Renata Hirota)

Ok, à meia-noite a rua Augusta já não é tão cheia assim… (foto: Renata Hirota)

Artistas de rua aproveitam o movimento, claro, para ganhar uns trocados. Descendo pela rua Augusta em direção ao Terreiro do Paço, a cada quarteirão você encontra pelo menos dois ou três cantores, estátuas-vivas, dançarinos ou o que for, ao lado de vendedores de castanhas quentinhas.

Aliás, o cheiro dessas castanhas é oficialmente o cheiro do inverno em Lisboa – elas estão por todos os lados onde há uma grande aglomeração de turistas. Em frente ao Monastério dos Jerónimos, na rua Augusta, no Terreiro do Paço, na saída da estação de trem Rossio: dá para ver uma fumaça branca anunciando as castanhas que são mais do que benvindas nesse frio.

castanhas

Castanhas quentinhas no Terreiro do Paço (foto: Renata Hirota)

Continua após a publicidade

Não é só a árvore de Natal que chama a atenção na enorme praça à margem do rio Tejo: às 19h, 20h e 21h acontece um espetáculo multimídia, projetado no próprio Arco da rua Augusta, além de uma feirinha de Natal com bijuterias, roupas, produtos feito de cortiça e, claro, vinho e quitutes sem fim.

A árvore de Natal e o arco da Augusta, no Terreiro do Paço (foto: Renata Hirota)

Árvore de Natal e arco da Augusta, no Terreiro do Paço (foto: Renata Hirota)

Veja o vídeo do espetáculo multimídia:

[youtube https://www.youtube.com/watch?v=4PhKm4jJqLM?feature=oembed%5D

Para quem gosta dos mercados de Natal mas quer evitar a confusão da multidão, barulho e gente vendendo cacarecos de todo tipo na rua, há outros mercados, alguns bem mais tranquilos, como o da Praça de Londres, do Alvalade e do Campo Pequeno, que apesar de reunir muitas pessoas, não é tão tumultuado como no Terreiro do Paço.

Mas, empurrões e tropeços à parte, vale a pena ir ver as luzes, comer castanhas e suspiros e curtir uma das épocas mais gostosas do ano em um ambiente contagiante!

Continua após a publicidade

Publicidade