Museu da Língua Portuguesa terá programação especial na FLIP 2018

O museu aposta em exposição inédita, mesas de debate e uma ação gastronômica para a 16ª edição da festa literária

Depois de passar por Cabo Verde e Angola, a exposição itinerante “A Língua Portuguesa em Nós” chegará pela primeira vez ao Brasil, durante a 16ª edição da Festa Literária Internacional de Paraty (FLIP), que acontece entre 25 e 29 de junho.

Parte da programação especial do Museu da Língua Portuguesa, a exposição se junta à mesas de debate e contará com sarau, apresentações musicais e uma ação para discutir o idioma, literatura e suas relações com a gastronomia.

Em exibição na Casa de Cultura, no Centro Histórico de Paraty, a exposição usa o acervo do Museu para fazer um passeio pela presença da língua portuguesa no mundo, o contato com outras línguas e a participação do idioma na formação cultural brasileira.

Além disso, dois filmes originais do Museu abordarão a relação entre língua e identidade. O visitante também poderá gravar um depoimento e assistir aos que foram gravados em Cabo Verde e Angola – os vídeos formarão um mosaico de sotaques da língua portuguesa, que será incorporado ao Museu futuramente.

A exposição conta com consultoria de conteúdo do compositor, escritor e professor de literatura José Miguel Wisnik e ficará em cartaz até dia 2 de setembro, seguindo depois para Moçambique.

Literatura e gastronomia

Além de visitar a exposição, o público poderá experimentar a culinária de países lusófonos, no Menu Museu da Língua Portuguesa. A ação, que também vai até 2 de setembro, reúne 25 restaurantes de Paraty, que farão releituras de pratos típicos do Brasil, Angola, Timor-Leste, Moçambique, Portugal, Guiné-Bissau, Cabo Verde e São Tomé e Príncipe.

Quem comprar algum dos pratos também ganhará um dos livros do país respectivo (sujeito à estoque), de clássicos como Clarice Lispector à novos nomes, como o escritor angolano Ondjaki.

Releitura da Muamba de Galinha, prato típico de Angola, que será servida no La Luna Bistrô de Praia

Releitura da Muamba de Galinha, prato típico de Angola, que será servida no La Luna Bistrô de Praia (Guido Nietmann/)

A culinária também estará presente em duas mesas literárias que o Museu promoverá durante a FLIP, ambos na Casa de Cultura. No dia 26, às 16h, a mesa “Literatura é para comer”, com mediação da jornalista Mariana Filgueiras, reúne os escritores João Carrascoza, Alexandre Staut e Júlia Hansen para debater como gastronomia e literatura se entrelaçam.

Já no dia 27, também às 16h, os escritores Geovani Martins, Isabela Figueiredo e Marcelo Maluf participam da mesa “Tratados Afetivos”, sob mediação da especialista em Teoria Literária Luciana Araujo Marques, que discutirá a relação da culinária com lugares e épocas e a construção da identidade e da memória.

Sarau e apresentações

Completando a programação, ocorrem apresentações de ritmos musicais africanos e afro-brasileiros e o sarau “Inculta e Bela”, que ocupará o Auditório da Praça no dia 28, às 22h.

Neste último, os atores Betty Gofman, Ricardo Pereira e Julia Lemmertz costuram trechos de autores e musicistas da língua portuguesa, das mais diversas épocas e estilos, como Fernando Pessoa, MC Marcinho, Caetano Veloso e Carlos Drummond de Andrade.

Confira mais detalhes da programação aqui. O Museu da Língua Portuguesa deve ser reaberto em 2019, na Estação da Luz.

Encontre hospedagens em Paraty aqui

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s