Museu da Língua Portuguesa tem nova exposição temporária

"Fala, Falar, Falares" celebra a fala e os sotaques brasileiros por meio de interatividade, jogos e registros audiovisuais

Por Da Redação
Atualizado em 27 abr 2025, 18h14 - Publicado em 27 abr 2025, 16h00
Fachada do Museu da Língua Portuguesa
O Museu da Língua Portuguesa ocupa três andares da Estação da Luz (Ana Mello/Divulgação)
Continua após publicidade

“Fala Falar Falares”, a nova exposição temporária do Museu da Língua Portuguesa, em São Paulo, aborda a capacidade do corpo de manipular o som utilizando como perspectiva a variedade fonética do português brasileiro.

Com curadoria da cineasta e cenógrafa Daniela Thomas e do escritor e linguista Caetano W. Galindo, a exposição celebra os sotaques regionais do país por meio de registros audiovisuais, instalações imersivas e recursos tecnológicos, além de experiências imersivas com participação do público.

Uma delas, por exemplo, apresenta imagens de ressonância magnética que mostram o movimento do interior do corpo humano enquanto falamos. Em outra, o público assiste vídeos de pessoas espalhados por uma das salas e é incentivado a tentar descobrir de que lugar do Brasil cada um vêm.

O intuito dos curadores é provocar no público uma sensação de fascínio com a diversidade brasileira através do simples ato de falar.

Serviço

Onde? Museu da Língua Portuguesa – Praça da Luz, s/nº – Estação da Luz – São Paulo.

Continua após a publicidade

Quando? De terça-feira a domingo, das 9h às 16h30 (com permanência até às 18h).

Quanto? R$ 24 (inteira), R$ 12 (meia-entrada) e grátis para crianças até 7 anos. Grátis para todos aos sábados e domingos. Ingressos vendidos na bilheteria e online.

Compartilhe essa matéria via:
Continua após a publicidade
Clique aqui para entrar em nosso canal no WhatsApp
Publicidade