Documentários africanos produzidos por cineastas de diversas nacionalidades têm sessões únicas na mostra África Hoje, em cartaz na Caixa Cultural São Paulo até 10 de junho. Os 24 filmes tratam de questões do continente que, em alguns aspectos, dialogam com a realidade brasileira.
Há reflexões sobre segregação social, relações internacionais, sequelas e subprodutos das guerras, a condição da mulher africana, novas gerações e o futuro do continente. Dias de Sea-Point, de François Verster, por exemplo, retrata a convivência entre brancos e negros numa piscina pública, na África do Sul pós-apartheid, e Um Assunto de Pretos, de Oswalde Lewat-Hallade, relata sobre uma onda de mortes da população de Douala, na República dos Camarões, após um decreto do governo para combater o banditismo.
A mostra terá também debates conduzidos pelos cineastas Marco Abujamra e Luciana Hees e pelo doutor em Cinema e Estética, também especialista em cinema africano, Mahomede Bamba. Esse encontro acontece no dia 1º de junho, às 19h45. Veja a programação completa no site da África Hoje.
África Hoje
Quando: até 10 de junho, terça-feira a domingo, às 16h, 17h30 e 19h
Onde: Caixa Cultural São Paulo – Praça da Sé, 111 (Centro)
Quanto: grátis (os ingressos podem ser retirados na bilheteria com uma hora de antecedência)
Mais informações: (11) 3321-4400
LEIA MAIS:
Masp recebe exposição de Modigliani em São Paulo
Exposição The Elvis Presley Experience já tem ingressos à venda
Exposição em São Paulo mostra funcionamento do corpo humano