O Império Romano, um dos maiores e mais poderosos que já existiu, foi um grande centro de pensadores e de desenvolvimento de tecnologia. O grande legado que a sociedade ocidental herdou dos mais de 500 anos de sua duração serviu de base para a criação e desenvolvimento de importantes áreas do conhecimento como o direito civil, a arquitetura, a religião, a arte e a literatura.
As construções da época contam com tecnologias que as fizeram sobreviver por mais de dois mil anos, enfrentando guerras e a deterioração do tempo. O site Bored Panda fez, com ajuda do Photoshop, uma suposição de como seriam algumas das mais icônicas construções do Império Romano se não tivessem sofrido com a ação do tempo.
Coliseu
O anfiteatro que levou oito anos para ser construído (de 72 a 80 d.C.) abrigava até 80 mil espectadores na época em que combates de gladiadores, encenação de batalhas famosas e apresentações de dramas da mitologia clássica eram realizadas em seu interior.
As gigantes arquibancadas eram divididas em três partes, separando o público por classe social. A arquitetura foi tão bem pensada que foram construídas 80 escadarias de saída para que o prédio pudesse ser evacuado em minutos no caso de acidentes.
O Coliseu foi eleito uma das Sete Maravilhas do Mundo Moderno.
Fórum Romano
Pense em uma grande ágora. Isso era o Fórum na época do Império Romano. O grande centro da vida pública de Roma era onde aconteciam as comemorações de vitórias em batalhas, as eleições, os processos criminais e os principais assuntos de ordem comercial.
Em volta dela se encontravam tribunais, centros religiosos e estabelecimentos comerciais.
Piazza Navona
Construída onde era, antes, o Estádio de Domiciano (palco de jogos atléticos gregos que abrigava cerca de 30 mil espectadores), a praça manteve o formato retangular do antigo local. A Piazza Navona foi construída a pedido do Papa Inconcêncio X e finalizada entre 1600 e 1700 d.C. Desde então, nada foi alterado na estrutura dos prédios ao redor. Um dos mais icônicos abriga a embaixada brasileira.
As fontes e palácios da praça são conhecidos como “orgulho da Roma Barroca”.
Templo de Saturno
O prédio, construído em homenagem ao deus Saturno em 497 a.C., é um dos edifícios que circunda o Fórum Romano, centro cultural da cidade. Sua construção sofreu com vários desastres como incêndios e foi reconstruído diversas vezes, mas nunca atingindo seu esplendor original.