Imagem Blog Piacere, Itália! Depois de passar um mês rodando a Toscana, Bárbara Ligero caiu de amores pela terra da bota e se matriculou em um curso de italiano. Atualmente, está aprendendo a gesticular com perfeição

12 atrações gratuitas em Roma

Você só precisa de um bom par de sapatos e disposição

Por Barbara Ligero
Atualizado em 5 fev 2020, 16h20 - Publicado em 19 mar 2019, 18h43

Uma cidade que tem esculturas, fontes, praças e igrejas como atrações renomadas – como é o caso de Roma – merece o título de museu a céu aberto. Isso significa que, em diversas circunstâncias, não é preciso colocar a mão no bolso para riscar cartões-postais da lista. Veja os principais pontos turísticos gratuitos da capital italiana:

Monumentos

1) Fontana di Trevi

Fontana di Trevi, Roma, Itália
A Fontana di Trevi nunca perde o frisson – todo turista quer jogar moedinha na fonte para garantir um retorno à cidade (Thinkstock/Thinkstock)

Não há foto que seja capaz de te preparar para a imensidão da Fontana di Trevi! O costume mais famoso ali é se virar de costas para as águas e jogar uma moeda para trás, mas existe também uma segunda tradição. Ao lado do monumento há um pequeno chafariz, chamado de Fontana degli Innamorati. Reza a lenda que os casais que matarem a sede ali ficarão juntos para sempre.

2) Pantheon

Ao longo de seus mais de 2 mil anos de existência, O Pantheon foi convertido em igreja católica no século 7 e hoje atrai pela sua história e beleza
O Pantheon foi convertido em igreja católica no século 7 e hoje atrai pela sua história e beleza (Rosana Zakabi/Wikimedia Commons)

Entre os monumentos mais bem preservados da Roma Antiga, o Pantheon surpreende pela engenhosidade de sua cúpula que, além de gigantesca, possui um furo no meio. O edifício tem história: foi construído como um templo para todos os deuses em 27 a.C., destruído por um incêndio em 80 d.C, reconstruído em 125 d.C. e transformado em uma igreja católica em 609 d.C.

*Existe a possibilidade desse museu começar a ser pago ainda em 2019, então aproveite!

3) Circo Máximo

Circo Máximo, Roma, Itália
Hoje, o local é um parque público que recebe concertos (Eduardo Otubo/Flickr)

Ainda que tenha restado pouco da construção em si, ainda é possível reconhecer as antigas formas do Circo Máximo. Essa foi a maior arena de entretenimento do Império Romano, onde aconteciam as corridas de bigas.

Continua após a publicidade

Igrejas

4) Basílica de São Pedro

Praça de São Pedro, Vaticano, Roma, Itália
Sol ilumina a Praça de São Pedro, no Vaticano (Buena Vista Images/Getty Images)

Para conhecer a Basílica de São Pedro, que guarda a famosíssima Pietà de Michelangelo, é preciso encarar uma fila considerável, mas a entrada é gratuita. Só esteja ciente que o complexo do Vaticano vai muito além da igreja: o ticket para os Musei Vaticani, que dá direito a ver a Capela Sistina de Michelangelo, custa € 17.

5) Igreja Santa Maria della Vittoria

Santa Maria della Vittoria, Roma, Itália
A estátua se tornou ainda mais famosa após a menção no livro ‘Anjos e demônios’ (Jean Louis Mazieres/Flickr)

Em comparação com outras igrejas italianas famosas, a facha da Santa Maria della Vittoria pode parecer até um pouco austera, mas não se engane: o interior é uma obra prima do estilo barroco! Outro destaque é que ali dentro fica uma das esculturas mais famosas de Bernini, o Êxtase de Santa Teresa.

6) San Pietro in Vicoli

Moisés, Michelangelo, San Pietro in Vicoli, Roma, Itália
Reza a lenda que após terminar a estátua de Moisés, Michelangelo gritou: “Por que não falas?!” (Logga Wiggler/Pixabay)
Continua após a publicidade

A igreja guarda as correntes que teriam sido utilizadas para prender São Pedro, mas o que mais chama atenção dos turistas ali dentro é a estátua de Moisés, feita por Michelangelo, que tem incríveis 2,35 metros de altura.

7) San Luigi dei Francesi

San Luigi dei Francesi, Roma, Itália
Obras de Caravaggio, conhecido por dominar as técnicas de claro-escuro (Adriana/Flickr)

Pertinho da Piazza Navona, essa igreja mereceu entrar para a lista por possuir três obras-primas de Caravaggio: Martirio di San Matteo, San Matteo e l’angelo e Vocazione di San Matteo.

Praças e parques

8) Piazza Navona

Piazza Navona - Roma, Itália
É na Piazza Navona que fica a Embaixada do Brasil – repare na bandeira verde e amarela no canto da foto, à esquerda (Thinkstock)

Há muito o que ver na praça mais bonita de Roma: além da igreja barroca Sant’Agnese e dos palácios renascentistas que a circundam, ela é decorada por três fontes diferentes. A principal delas é a Fontana dei Quattro Fiumi, realizada por Bernini, coroada por um obelisco egípcio.

Continua após a publicidade

9) Piazza di Spagna

piazza di spagna

Outra praça que não pode ficar de fora da lista é a Piazza di Spagna, cuja escadaria em frente à igreja Trinità dei Monti está sempre repleta de turistas. Ali fica outra fonte de Bernini, a Fontana della Barcaccia.

10) Piazza del Popolo

Piazza del Popolo, Roma, Itália
Perfeitamente simétricas, as chamadas “igrejas gêmeas” decoram a Piazza del Popolo (Sarah Nichols/Flickr)

Com um obelisco egípcio ao centro, essa praça é endereço de três igrejas de destaque. A primeira é a Santa Maria del Popolo, com obras de Caravaggio, Rafael e Bernini. As outras duas são as igrejas gêmeas de Santa Maria in Montesanto e Santa Maria dei Miracoli.

11) Piazza del Campidoglio

A Piazza del Campidoglio foi desenhada por Michelangelo no século 17. no centro está a estátua equestre de Marco Aurélio
A Piazza del Campidoglio foi desenhada por Michelangelo no século 17. no centro está a estátua equestre de Marco Aurélio (Diego Albero/Thinkstock)
Continua após a publicidade

Obra-prima do Michelangelo, essa praça fica em uma das sete colinas de Roma e tem uma bela vista para os fóruns imperiais e o Coliseu. Vale a pena conferir!

12) Villa Borghese

Villa Borghese, Roma, Itália
A Villa Borghese é uma boa opção de passeio para você se sentir um verdadeiro romano (Xlizziexx/Pixabay)

Tire um momento do seu roteiro para perambular pelo Villa Borghese. O parque mais famoso da cidade combina bonitas áreas verdes com construções históricas, esculturas e fontes.

Acompanhe a minha vida na Itália no Instagram: @barbara.ligero

Publicidade