Paris: Montmartre tem boêmia, gastronomia e vista impressionante

O bairro parisiense reúne charme, arquitetura e uma localização privilegiada para contemplar a cidade luz

Para quem gosta de ver as cidades de cima e ainda passar por um lugar turístico, mas com o encanto da arquitetura e acesso aos moradores locais, o bairro de Montmartre, em Paris, tem um cantinho mais do que charmoso. Por ali está a Sacre Coeur, uma das igrejas mais conhecidas do mundo (e uma das mais bonitas, na minha opinião). 

Sacre Coeur 4 Lá no topo de Montmartre está a igreja Sacre Coeur (Crédito: Flickr/ Edgardo Oliveira)

Lá no topo de Montmartre está a igreja Sacre Coeur (Crédito: Flickr/ Edgardo Oliveira) (/)

A subida até a Sacre Coeur já é uma parte interessante do trajeto. Você pode subir de funiculaire ou por escada mesmo. São 234 degraus, mas vale a pena ir vendo Paris ficando menor lá embaixo.

Nos dias de calor, as pessoas gostam de ficar sentadas nos jardins do caminho para fazer piqueniques ou simplesmente olhar o pôr do sol. Os mais jovens gostam de ficar lá no topo também tocando violão, tomando cerveja e vendo pocket shows de artistas de rua. Ah, a melhor estacão de metrô para acessar a Sacre Coeur é Anvers.

Esse cenário todo boêmio do lado de fora muda completamente quando você entra na igreja. Ali o clima é de oração e silêncio. Mesmo para quem não é religioso, vale uma visita, pois a arquitetura do local é linda.

Sacre Coeur 3 Arquitetura para ninguém colocar defeito (Crédito: Flickr/ Sean MacEntee)

Arquitetura para ninguém colocar defeito (Crédito: Flickr/ Sean MacEntee) (/)

Depois de dar uma passadinha na Sacre Coeur, é legal visitar as ruazinhas que ficam atrás da igreja, onde muitos turistas acabam não indo. As ruas estreitas e de típica arquitetura parisiense estão cheias de restaurantes e ateliês de arte, que ficam abertos até tarde.

A maioria dos restaurantes têm serviço à la carte e o “plat du jour”, que é o menu do dia, com uma entrada e/ou sobremesa e um prato principal. Às vezes tem uma bebida incluída também. Estive por lá em junho e os preços variavam de 12 a 30 euros, dependendo dos pratos.

Montmartre Artistas expõem suas obras nas ruas de Montmartre, ao lado dos ateliês e restaurantes (Crédito: Flickr/ eastside06)

Artistas expõem suas obras nas ruas de Montmartre, ao lado dos ateliês e restaurantes (Crédito: Flickr/ eastside06) (/)

Montmartre 2 Artistas expõem suas obras nas ruas de Montmartre, ao lado dos ateliês e restaurantes (Crédito: Flickr/ eastside06)

Artistas expõem suas obras nas ruas de Montmartre, ao lado dos ateliês e restaurantes (Crédito: Flickr/ eastside06) (/)

Além do clima aconchegante, você ainda tem uma vista privilegiada de Paris, podendo ver os principais pontos turísticos da cidade e a Torre Eiffel triunfando lá no meio.

Sacre Coeur 2 Que tal a vista da cidade? (Crédito: Flickr/ Ivo Jansch)

Que tal a vista da cidade? (Crédito: Flickr/ Ivo Jansch) (/)

Obs: a parte de baixo do bairro, onde está a avenida com acesso ao metrô, não é muito agradável, pois tem muitos vendedores ambulantes e é bem bagunçada, mas a vista lá de cima vale tudo.

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s