Masp recebe exposição de Modigliani em São Paulo

Panorama da vida do artista em 37 obras originais fica em cartaz na capital até 15 de julho

Por Marcela Puccia Braz Atualizado em 16 dez 2016, 00h37 - Publicado em 11 Maio 2012, 21h33

A mostra de Modigliani, em cartaz no Masp (Museu de Arte de São Paulo) até 15 de julho, traz muito mais que pinturas. Desenhos, esculturas, manuscritos e obras de amigos (como Picasso) traçam um panorama da vida do artista na Paris do início do século 20.

Modigliani: Imagens de uma Vida” traz a São Paulo 37 obras originais e inclui uma do acervo do museu paulistano, a Madame G. van Muyden. Entre os objetos expostos estão diários, fotos e manuscritos de Amadeo Modigliani, que ajudam a compor a intimidade do pintor italiano.

A trajetória do artista começa em seus estudos na Itália e explora aprendizados, relacionamento com professores e experiências importantes. Tem apogeu na Paris modernista, quando, em meio a manifestações artísticas, influências e confrontos criativos com os amigos, Modigliani contestou a arte estabelecida e ajudou a dar novo rumo às gerações de artistas formados em meio à efervescência cultural do início do século 20.

Morto em 1920, aos 35 anos, conviveu com os principais nomes da arte parisiense de sua época. Esse relacionamento é visível no diário da mãe do pintor, em cartas trocadas com amigos como Pablo Picasso, André Derain, Max Jacob e Léonard Foujita e nas fotos de seu ateliê, de suas modelos e dos lugares onde viveu.

Além disso, 22 obras produzidas pela mulher e por amigos dele contribuem para contextualizar a vida do artista na capital francesa. Entre elas estão uma gravura de Picasso, outra de Foujita, pinturas feitas a quatro mãos com Moïse Kisling, além de peças de Marevna e Jacob.

A exposição faz parte do Momento Itália-Brasil e chega ao País pela parceria entre o MCA (Museu a Céu Aberto) e o Modigliani Institut Archives Légalés Paris-Roma. Já passou por Vitória e Rio de Janeiro e, após exibição em São Paulo, segue para o Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba.

Serviço educativo

Assim como nas demais exposições temporárias e mostras de obras do acervo realizadas pelo Masp, “Modigliani: Imagens de uma Vida” tem um programa educativo para atender visitantes, professores e alunos de escolas públicas e privadas. As visitas orientadas são realizadas por uma equipe de profissionais especializados. Informações pelo telefone (11) 3251-5644, ramal 2112.

Continua após a publicidade

Modigliani: Imagens de uma Vida

Quando: até 15 de julho; terças a domingos e feriados, das 11h às 18h; às quintas das 11h às 20h (a bilheteria fecha meia hora antes)

Onde: Masp – Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand – Av. Paulista, 1578

Quanto: R$ 7 (meia) e R$ 15. Grátis para crianças até 10 anos e acima de 60

Mais informações: 11/3251.5644, www.masp.art.br

LEIA MAIS:

Eventos  shows, festas e exposições

17 eventos culturais que agitarão Nova York no verão – Entre junho e agosto

Continua após a publicidade
Publicidade