1. Galápagos, Equador
“Num cruzeiro que sai de San Cristóbal e vai até Darwin, podem-se avistar cardumes de tubarão-martelo e do gigantesco tubarão baleia. Dá ainda para mergulhar com golfinhos, tartarugas e os brincalhões leões-marinhos, além de muitos outros bichos endêmicos: iguana marinha, atobá-de-pata-azul etc. Lugar único no mundo.”
2. Fernando de noronha, Brasil
“Em outubro, a ilha se transforma em um grande berçário de tubarões-limão. É possível encontrá-los na maré baixa nas piscinas naturais que se formam na Praia do Atalaia. Quando adultos, são medrosos e raramente são avistados.”
3. Rangiroa, Taiti
“Quando a maré gera corrente de fora pra dentro do Atol de Rangiroa, na Polinésia Francesa, é possível presenciar cardumes de mais de 100 tubarões cinzentos de recife – tubarão limão, lixa, galhapreta, galha-branca, cinza, leopardo, tigre e, eventualmente, baleia.”
4. Isla Mujeres, México
“Em Isla Mujeres, que fica a 20 minutos de ferry-boat de Cancún, um espetáculo acontece todos os anos. Normalmente solitários, os dóceis tubarões-baleia se reúnem às dezenas entre os meses de maio e agosto na região, por causa de uma grande desova de peixes. Mergulho bom para crianças, adultos e idosos.”
5. Sodwana Bay e Unkomass, África do Sul
“Em Sodwana Bay, as praias são grandes, desertas e literalmente selvagens – ali acontece uma das maiores expedições de mergulho com os dóceis tubarões-baleia. Na maiorzinha, mas ainda interiorana, Unkomass, se avistam tubarão-tigre e mangona.”
As indicações são da jornalista e apresentadora Renata Maranhão