Oportunidade para dar aquele must ao seu guarda roupa: a crise econômica antecipou as grandes liquidações de verão da Europa.
Na Itália, grifes famosas entraram na onda e, embora as previsões não fossem das melhores, italianos e turistas já fazem fila nos caixas. A maioria dos negócios deu partida com ofertas de 50% de desconto. Alguns mais conservadores se limitaram ao 30%, mas mesmo assim os preços estão agressivos e muito atraentes.
Além dos negócios tradicionais – lojas de departamento e magazines, uma infinidade de outlets está com bons preços e grande variedade de produtos de diversas marcas. A lista parcial é tentadora: Prada, Nike, Timberland, Gucci, D&G, Puma, Adidas, Diesel, Bulgari, Guess, Adidas, Calvin Klein, Sergio Tacchini, Samsonite, Ralph Lauren, Moschino, Emporio Armani, Toys R’ Us, Wrangler, Diadora, Converse All Star, Zara, Carrera e Fila. E isso é só o começo.
Na França, os comerciantes também estão colocando todas as fichas nas liquidações que acontecem até o dia 31 de julho. O dinheiro também está curto por lá e o tempo não ajudou: um verão de pouco sol. Descontos de 40 a 50% podem fazer a festa dos brasileiros acostumados com os nossos preços.
As famosas Galerias Lafayette, os Magasins BHV, H&M, Uniqlo, Zara, Grands Magasins, Printemps e o eterno Bon Marché do Boulevard Haussmann são alguns dos endereços com descontos. Para alguma extravagância, vale a pena checar as vitrines nas proximidades da Champs Elysées, onde estão boutiques de marcas como Louis Vuitton, Dior e Chanel.
O centro comercial Châtelet-les-Halles oferece uma ampla quantidade de opções, incluindo marcas descoladas. Já a Rue du Rivoli é um grande mercado, formado por centenas de boutiques, outro bom endereço para encontrar ótimas pechinchas.
E, como não poderia deixar de ser, as mega-ofertas também estão acontecendo na Espanha. Estamos no mês das esperadas rebajas de verão que acontecem em todo o país, quando os descontos podem chegar a inacreditáveis 80%. Novamente é a crise econômica que empurra os preços para baixo e, com os abatimentos, a indústria têxtil tenta reverter o cenário de prejuízo do último ano. Cadeias de lojas clássicas, como El Corte Inglés, são a escolha mais óbvia para pechinchar um pouco.
O câmbio pode até não estar muito favorável e a alíquota de IOF também atrapalha, mas considerando os valores das etiquetas praticadas hoje no Brasil, vale checar as ofertas.
Leia mais:
Dicas para aproveitar as liquidações de verão e inverno em Paris
As melhores áreas de compras de Paris