Latam e Gol agora encerram check-in de voo nacional mais cedo

A recomendação continua a ser a de fazer o check-in em casa através do site ou aplicativo e assim diminuir a chance de overbooking

Por muito tempo se convencionou: check-in de voo nacional é algo que se encerra uma hora antes da decolagem. Tanto é que muita gente talvez nem saiba que em 2018 esse prazo havia sido esticado e o passageiro poderia entrar na fila até 40 minutos antes da partida. Pois bem, agora os voos nacionais em todos aeroportos do Brasil voltam a ser encerrados uma hora antes da decolagem.

A Gol foi a primeira a instituir a mudança em junho do ano passado e, em 18 de janeiro, foi a vez da Latam. A Azul é a única que continua a finalizar o check-in 40 minutos antes da partida.

O ideal, claro, é sempre que possível fazer o check-in ainda em casa porque além de não enfrentar fila, diminui o risco de você ficar de fora do voo por conta de overbooking. Outro motivo é que pelo site ou aplicativo da área, se você não pagou para escolher o assento, poderá fazê-lo sem custo. Se deixar para fazer o check-in no aeroporto, muito possivelmente você será alocado em um assento do meio. 

Os balcões do check-in deveriam ser exclusivos para quem o trâmite é inescapável, como adultos acompanhados de crianças de até 12 anos, pais de pets e passageiros com algum problema referente à remarcação.

Recapitulando: se você nem sabia que o prazo havia mudado para 40 minutos, ótimo e continue fixado em chegar ao aeroporto com, no mínimo, uma hora de antecedência. E, de preferência, faça o seu check-in em casa e diminua as chances tanto de no-show quanto de overbooking. Veja as regras das três principais aéreas:

Azul

Check in através do site/aplicativo: inicia 72 horas antes e encerra 1h30 da partida

Check in no balcão do aeroporto: até 40 minutos antes do voo

Apenas despacho de bagagem: até 40 minutos antes do voo 

Gol 

Check in através do site/aplicativo: inicia 48 horas antes e encerra 3 horas da partida

Check in no balcão do aeroporto: até uma hora antes do voo

Apenas despacho de bagagem: até uma hora antes do voo 

Latam

Check in através do site/aplicativo: inicia 48 horas antes e encerra 70 minutos da partida

Check in no balcão do aeroporto: até uma hora antes do voo

Apenas despacho de bagagem: até uma hora antes do voo

Comentários

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.