Com pintura colorida, vilarejo indonésio vira hit na internet

Antes desconhecida, a comunidade de Kampung Pelanj foi pintada com cores chamativas e está sendo chamada de 'Vila Arco-Íris'

Por Julia Latorre Atualizado em 17 mar 2021, 12h26 - Publicado em 16 Maio 2017, 17h17

Foi praticamente de um mês para o outro que o vilarejo de Kampung Pelanj, na cidade de Seamarang, no sudeste da Indonésia, passou a ser conhecido como a ‘Vila Arco-Íris’. Mais de 200 construções bem simples que tinham cores ‘convencionais’ receberam pinceladas vibrantes com a finalidade de atrair mais gente para o local.

Bukan siapa yg qt kenal pling lama,yg dtang pertama ato yg pling perhatian.Tpi ttang siapa yg dtang & tdak pergi... Eaakk... #kampungpelangi #likeforlike #like4like

Uma publicação compartilhada por Kingkin Setyo Utami (@kingkin.kin) em

Enquanto uns preferem pintar suas cidades de cinza, a administração de Seamarang investiu cerca de R$ 70.000 para colorir quase que completamente Kampung Pelanj, que até então nunca havia estado na rota dos turistas que passeiam pela Indonésia e era considerado uma espécie de favela para a cidade. No final de abril, quando a execução da pintura já tinha evoluído bastante, era impossível não notar as mudanças na paisagem do lugar.

Uma publicação compartilhada por Giska Ova Gradistya (@giskaova) em

Não demorou para que turistas e entusiastas do Instagram descobrissem o novo point e chegassem até ele em busca dos melhores cliques. Até a conclusão desta matéria, mais de 2.000 fotos já haviam sido postadas no Instagram com a geotag da vila, retratando a explosão de cores que fica muito bem nas fotografias.

Uma das inspirações do projeto foram as regiões de Warna-Warni e Tridi kampongs, também na Indonésia, que no ano passado viraram notícia após a região, conhecida pela pobreza, ganhar novos ares e a atenção do turismo com telhados pintados de tinta colorida e grafites nas paredes. Resta saber se Kampung Pelanj irá realmente se firmar como destino turístico no território indonésio. 

  • Continua após a publicidade
    Publicidade