Continua após publicidade

Incêndio consome 26% da Chapada dos Veadeiros; veja como ajudar

A força-tarefa para acabar com o fogo deve durar dez dias. Há indícios de que tenha sido um incêndio criminoso

Por Da Redação
Atualizado em 18 jul 2019, 15h38 - Publicado em 24 out 2017, 19h51

O fogo que começou na última quarta-feira (18) no Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros se alastrou rapidamente e, segundo um boletim do ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade), até a tarde desta terça-feira (24) as chamas haviam consumido 64 mil hectares, o equivalente a 26% da unidade de conservação. Há indícios de que o incêndio foi criminoso.

Dois focos foram controlados na região do Rio das Cobras e um terceiro caminha para uma área que já foi atingida, próxima ao Morro da Baleia.

A força-tarefa conta neste momento com cerca de 200 pessoas, entre bombeiros, policiais militares, voluntários e brigadistas.

Em junho deste ano, o parque teve sua área ampliada e passou de 65 mil hectares para 240 mil hectares. O parque nacional está fechado sem previsão de reabertura, mas segundo a Viagem e Turismo apurou com pousadas locais, algumas áreas privadas seguem abertas e continuam recebendo visitantes, como o Vale da Lua, a Cachoeira Morada do Sol, o Salto do rio Raizama e a Cachoeira de São Bento.

Continua após a publicidade

Nas redes sociais uma rede de voluntários lançou uma campanha de financiamento coletivo no site Catarse com o intuito de levantar 192.500 reais para alimentação treinamento de voluntários, aquisição de equipamentos de proteção e combustível. Veja um vídeo da campanha:

[youtube https://www.youtube.com/watch?v=eGCb6Rt8W-U%5D

Publicidade