Agora é fato: turistas não poderão mais consumir maconha nos coffee shops holandeses. Em uma decisão inédita aprovada hoje (27), no tribunal de Haia, a nova lei já começa a valer na próxima terça-feira (1) para as províncias de Brabant, Limburg e Zeeland. Até o final do ano a medida deverá ser válida para todo o país.
Com a nova lei, os famosos cafés holandeses tendem a se tornarem clubes privados, já que o consumo de cannabis ficará restrito aos cidadãos que tenham residência fixa em cidades holandesas. Aos locais será atribuído um weed pass, uma licença atribuída por cada coffee shop, que terão de mostrar para poder comprar a erva.
De acordo com as autoridades holandesas, a medida é a forma mais eficaz de impedir os “turistas da droga” que, segundo eles, são aqueles que viajam até às localidades junto à fronteira com a Bélgica e Alemanha comprando enormes quantidades de droga para vender depois nos países vizinhos. Com isso, os coffee shops se tornarão pequenos locais para servir os que pertencem à comunidade.
Por outro lado, a mudança poderá afetar o turismo local, como o de Amsterdã, que recebe milhares de turistas todos os anos por conta da “liberdade” que a cidade oferece.
LEIA MAIS:
Holanda: o que fazer, onde ficar, onde comer