Turistas com viagem marcada para a França nos próximos meses poderão ser afetados pela ampla greve marcada para acontecer em todo país em abril, maio e junho. Tudo indica que será a maior paralisação dos últimos anos contra as reformas do serviço público encabeçadas pelo presidente Emmanuel Macron. Dentre as medidas adotadas pelo dirigente francês, estão o corte de 120 mil vagas no funcionalismo público até 2022 através de um programa de demissão voluntária e mudanças na estatal ferroviária, a SNFC, que extinguirá benefícios como empregos vitalícios, reajuste anual de salário e aposentadoria antecipada.
As paralisações da companhia ferroviária SNFC estão previstas para acontecer a cada dois dias, com três dias de pausa. Serão 36 dias de paralisação no total, como é possível ver nas datas em azul no calendário abaixo.
Recomenda-se aos turistas com viagem marcada para a França entre abril e junho checarem o funcionamento dos trens, que poderão sofrer atrasos ou nem funcionar nos dias de greve. Passeios até Versailles e Disneyland poderão ser afetados. No caso de voos, além de confirmar as saídas com antecedência é fundamental sair do hotel bem antes. O site Conexão Paris publicou as maneiras de ir ao Charles de Gaulle e ao Orly de ônibus. Para ir até Versailles de ônibus, o site recomenda pegar a linha 9 do metrô, descer em Pont de Sèvres e pegar o ônibus 171 que para em frente ao castelo. Os ônibus da Magic Shuttle levam até a Disneyland e partem tanto dos aeroportos quanto de diversos hotéis da cidade.
Paralisações de funcionários da Air France também têm afetado voos nas últimas semanas, inclusive com destino ao Brasil; confira com a companhia aérea a situação do seu voo.