Governo da Itália lança aplicativo que oferece wi-fi de graça

O aplicativo Wi-Fi Itália permite acesso livre à internet; serviço gratuito funciona nas principais regiões da Itália; veja quais

Por Ariene Leite 26 Jul 2017, 17h21

Aparentemente, você não precisa comprar um chip local se estiver com viagem marcada para a Itália. O governo do país lançou neste mês de julho um aplicativo que oferece wi-fi de graça em suas principais cidades. Disponível em italiano e inglês, o “Wi-Fi Itália” permite que turistas e moradores acessem a internet sem precisar de nome e senha.

Até agora, o aplicativo tem funcionado nas regiões de Bari, Emilia Romagna, Milão, Roma, Toscana e Trento. Para usar, o usuário só precisa baixar o aplicativo através do Itunes Store ou do Google Play e se cadastrar. Ele vai conseguir se conectar automaticamente assim que seu smartphone detectar a presença de um Hot Spot (locais que dão acesso a internet) de um dos locais públicos ou estabelecimentos que frequentar.

Em entrevista, o Ministro da Cultura, Dario Franceschini, disse que o aplicativo será uma ótima ferramenta para alavancar o turismo, já que, com o acesso a internet o visitante terá mais facilidade para encontrar os lugares que deseja conhecer.”O wi-fi pode ser uma ótima maneira de ajudar a promover o turismo, sinalizando lugares lotados e sugerindo outros lugares perto dali [por exemplo], e fazer o turismo da Itália cada vez mais cultural, sustentável e inteligente”. disse o Franceschini .

Apesar das promessas do aplicativo em melhorar o turismo do país, o Wi-Fi Itália tem recebido críticas dos usuários que reclamaram do fato do aplicativo não alcançar todas as regiões do país.

O jornal italiano Repubblica avaliou o aplicativo como um “fracasso” por conta de problemas de conexão em Roma e Milão, duas das cidades mais visitadas pelos turistas nos meses de verão.

Em resposta, os ministros afirmaram que o projeto ainda é recente e que pretendem aprimorá-lo nos próximos meses.

  • Continua após a publicidade
    Publicidade