-
1. Via Appia Antica Roma
zoom_out_map
1/15 Via Appia Antica Passar a Páscoa em Roma pode significar uma volta ao passado; independentemente de credos religiosos, a Via Appia Antica emociona por ter sido palco de fatos históricos que determinaram a face do mundo que conhecemos hoje. Ela foi a primeira grande estrada no mundo ocidental, com sua construção iniciada em 320 a.C. Atravessando a Itália de Roma até Brindisi, no sul, por ela trafegaram soldados, políticos, comerciantes e apóstolos cristãos. Uma visita às catacumbas de São Calixto , São Sebastião e a pequena igreja Domine Quo Vadis - que se ergue no lugar em que Pedro, o primeiro Papa de Roma, teria se encontrado com Jesus Cristo -, são imperdíveis. (Fototeca ENIT)
-
2. L’abbacchio cordeiro
zoom_out_map
2/15 L’abbacchio Este é o outro lado da Páscoa romana e aqui a emoção chega percorrendo os nossos sentidos: olfato, visão e paladar são invadidos por uma inebriante sensação de prazer. Insubstituível na comemoração, o cordeirinho de um mês, criado somente com leite, chega às mesas romanas em múltiplas versões : alla romana, à cacciatora , ao forno, arrosto ( cozido na panela) com alecrim, com trufas e por aí vai. Os acompanhamentos podem ser os mais variados, já que eles não competem com o abbacchio, senhor absoluto dessas fartas refeições. Massas, verduras, saladas e queijos vêm na sequência. Para encerrar, outro símbolo da culinária italiana: a colomba pasquale. Tudo regado à excelentes vinhos. (Thinkstock)
-
3. Val Gardena
zoom_out_map
3/15 Val GardenaEncastelada sobre os setentrionais picos nevados das Dolomitas, a região do Alto Ádige, na fronteira com Suíça e Áustria, é chamada Selva di Val Gardena. Muita beleza natural, pistas de esqui que permanecem abertas por longos períodos, e típicos pequenos e aconchegantes hotéis de montanha conferem um charme especial a este pedaço da Itália. (Fototeca ENIT)
-
4. Passeio de balão em Val Gardena
zoom_out_map
4/15 Balões se destacam na alva paisagem de Val Gardena . Na volta do passeio, substanciosos e suculentos pratos à base de batatas, carnes de caça e de porco, chucrute e cevada - testemunhos da influência dos vizinhos austríacos e suíços, esperam por você. (Fototeca ENIT)
-
5. Anoitecer sobre o Arno
zoom_out_map
5/15 Anoitecer sobre o Arno Não há nada que ainda não tenha sido dito sobre a beleza de Florença. Muitas vezes, diante de obras-primas da criação humana, o espetáculo da natureza acaba ficando em segundo plano, mas em Florença ele compete de igual para igual com o rico patrimônio artístico Um passeio pelas margens do Arno ao cair da tarde - especialmente nos belos dias de primavera, quando o céu adquire uma luminosidade especial e as luzes pouco a pouco se acendem iluminando Ponte Vecchio - compõe uma imagem mágica que dificilmente será esquecida. (Fototeca ENIT)
-
6. Vin Santo
zoom_out_map
6/15 Vin Santo Indispensável nas comemorações natalinas em Florença o Vin Santo e os tradicionais Cantuccini, brinde de todos os florentinos depois do famoso Scoppio del Carro ( explosão do carro) que acontece no domingo de Páscoa.Lautos almoços não podem faltar onde brilham os agnolotti alla toscana (massa) e a marca registrada da cidade: a bistecca fiorentina, o lombo com osso proveniente do gado de raça Chianina, criada somente na Toscana, cuja maneira de assar obedece a um rigoroso ritual. (Thinkstock)
-
7. Scoppio del Carro Florença
zoom_out_map
7/15 Scoppio del CarroNa antiga tradição que se repete todos os anos em Florença, um carrinho carregado de pólvora é trazido para a praça onde se dá a esperada explosão que comemora a entrada dos primeiros cruzados em Jerusalém. (Vab Arcetri)
-
8. Pompéia
zoom_out_map
8/15 Pompéia E, eis que de novo mergulhamos no passado. As ruinas de Pompéia, suas ruas e suas casas patrícias, suas termas, os hábitos requintados e bastante liberais de seus habitantes permanecem vivos nos afrescos em seus muros. Eles podem até estar um pouco apagados pela ação do tempo, mas suas imagens são tão fortes que não se apagam de nossa memória. (Fototeca ENIT)
-
9. Torta pasqualina Nápoles
zoom_out_map
9/15 Torta pasqualina Os napolitanos se gabam do prato que legaram à gastronomia universal. Você já adivinhou? Sim, é aquela pizza da sexta feira, do sábado, do domingo e se bobear, de todos os dias! Sim ela nasceu em Nápoles, aos pés do Vesúvio. Há até uma teoria - obviamente napolitana, que o segredo de sua excelência está na água local e nas pedras vulcânicas utilizadas em seus fornos. No entanto, para a Páscoa eles inventaram a torta pasqualina, com recheio de verdura e ovos inteiros, e, para adoçar a boca, a torta pastiera di grano. (<a href="http://totirakapon.blogspot.com" rel="Totirakapon" target="_blank">Totirakapon</a>)
-
10. Chietti
zoom_out_map
10/15 Chietti Na região montanhosa dos Abruzzi, Chietti foi edificada no alto de uma montanha, em um cenário quase irreal. Cidades de difícil acesso, que no passado facilitavam sua defesa, também proporcionaram o isolamente necessário para que certos costumes se mantivessem quase imutáveis mesmo nos dias de hoje. (Fototeca ENIT)
-
11. Procissão de Páscoa Incapucciati
zoom_out_map
11/15 Procissão de Páscoa - EncapuzadosNa Semana Santa a cidade é palco da procissão dos Incapucciati (encapuzados), um espetáculo de caráter medieval e cheia de simbolismos, que encontra o cenário apropriado nas ruas estreitas e sombrias de Chietti (Luca Volpi Goldmund100/CC)
-
12. O Duomo de Caltanissetta
zoom_out_map
12/15 O Duomo de CaltanissettaÉ em torno desta bela catedral que se realiza uma procissão onde a teatralidade italiana se faz presente em detalhes que remontam a ritos ancestrais.É a Real Maestranza (maestranza define as antigas corporações profissionais: carpinteiros, marceneiros,açougueiros e vários outros, que exerciam grande influência na sociedade local) (Fototeca ENIT)
-
13. Almoço de Páscoa Caltanissetta
zoom_out_map
13/15 Almoço de Páscoa Passado o luto da Semana Santa a prioridade agora é preparar o almoço pascal onde despontam as massas caseiras, com produtos genuínos da região, tendo o agnello (carneiro) como protagonsta. Uma miríade de acompanhamentos se seguem, como os ótimos tomates San Marzano, mussarelas, salames, presuntos, pimentões, tomates, berinjelas sott’oleo (mergulhados no genuíno azeite de oliva extra-vergine), azeitonas e muito, muito mais. (Thinkstock)
-
14. Cantina Florio Trapani
zoom_out_map
14/15 Cantina Florio Na bela Trapani a alma siciliana reina soberana, apaixonada e apaixonante, intensa e dramática. Tudo esta imerso neste estado de espírito: procissões, tradições seculares, no peculiar linguajar e nos em seus inabaláveis conceitos, por vezes inconcebíveis para o resto do mundo. Aqui se produz um dos símbolos da Sicília, o vinho licoroso Marsala, na centenária Cantina Florio. (Fototeca ENIT)
-
15. Doces típicos sicilianos
zoom_out_map
15/15 Doces típicosOs doces sicilianos são um capítulo à parte: os cannoli já são um clássico, com sua massa fina e crocante recheada com ricota e frutas cristalizadas. Destaque também para as irresistíveis frutas confeccionadas com pasta de amêndoas, moldadas em coloridas e variadas formas. Por fim, há também o pupo cu’ ova (ave com ovos, em dialeto siciliano), feito igualmente de marzipan, no formato de uma galinha com seus ovos. É muita tentação. (Charley1965/CC)
Como é a Páscoa na Itália? Os italianos, bons de reza e mesa, no espaço de poucas horas passam da dramaticidade de suas procissões aos prazeres da sua gastronomia.
LEIA MAIS:
Especial Semana Santa e Páscoa – viajeaqui – comemorações da Semana Santa
Roma, doce Roma – Viagem e Turismo – Roma: história, arte, atores americanos e Ele mais perto de nós
Fotos de Roma – Top 10 de atrações imperdíveis – viajeaqui – Os passeios que você deve fazer na Cidade Eterna
48 horas em Roma – viajeaqui – um roteiro entre igrejas, grandes mestres e boa comida
Itália antes de Roma – National Geographic – Estudiosos estão descobrindo o passado dos povos pré-romanos
Melhores Restaurantes italianos do Brasil – viajeaqui – Uma seleção de 12 casas estreladas pelo GUIA QUATRO RODAS
Leia mais: