Floripa finalmente ganhará um aeroporto decente

Quando concluído, em 2019, o aeroporto de Florianópolis deverá ter quatro vezes o tamanho do atual

Por Ariene Leite Atualizado em 28 set 2017, 16h06 - Publicado em 27 set 2017, 19h25

Quem já viajou para a capital catarinense sabe do fiasco que é o atual aeroporto Hercílio Luz. Destino turístico dos mais importantes do Brasil, vencedor na categoria Melhor Destino de Praia do Prêmio Viagem e Turismo 2017/2018, três vezes vencedor como Melhor Cidade em anos anteriores, Floripa sempre ficou devendo no quesito aeroporto. Basta um feriado prolongado para que tanto o saguão quanto a sala de embarque, pequenos e apertados, virem um pandemônio. Na terça-feira (26) foi anunciado que a empresa Zurich Airport irá assumir as reformas do Aeroporto Internacional Hercílio Luz, que ganhará um novo nome, Floripa Airport.

A empresa vai investir R$ 500 milhões para construir um novo terminal, que deverá ficar pronto em outubro de 2019. Além da ampliação, que promete ser quatro vezes maior que o atual, a empresa também fará melhorias na qualidade do wi-fi e na agilidade do embarque e desembarque dos passageiros. O terminal, que atualmente não possui nenhum finger para acessar as aeronaves, ganhará 10.

divulgação/Divulgação

As mudanças trarão ainda uma renovação no visual e contará com terraço-mirante, área de lojas e praça de alimentação. Estão previstos também jardins internos com reaproveitamento de água para irrigação.

Com as reformas, espera-se que o número de passageiros aumente significativamente passando de 3,7 milhões de passageiros ao ano para 8 milhões. A cidade também deverá receber voos diretos da TAP vindos de Portugal. A empresa Suíça Zurich Airport deverá assumir a gestão em janeiro de 2018 e terá a concessão até 2047.

As novidades do Floripa Airport

Divulgação/Divulgação

Área total: 41 mil metros quadrados

Continua após a publicidade

Conceito do novo terminal: prédio com dois pisos

Número de Guiches para check-in: 40 posições

Ampliação da pista de pouso/decolagem: 2.400 metros

Portões de embarque: 15 ( 3 internacionais e 12 domésticos)

Esteira de bagagem: 8 (2 internacionais e 6 domésticos)

Fingers: dez fingers (pontes de embarque) cobertos

  • Continua após a publicidade
    Publicidade