Festivais de Chocolate pelo Mundo
Amargo, ao leite, branco, com frutas ou com licores, não importa! O chocolate foi, é e continuará sendo uma paixão universal!

A capital da França goza de uma merecida tradição no mundo do chocolate. Nela, chocolatiers e chocólatras se complementam em uma simbiose perfeita. Assim, não é de estranhar que o Salon du Chocolat de Paris seja o maior do mundo e transforme Porte de Versailles, o local do evento, na Meca dos amantes do cacau. Quando: 31/out- 4/nov Onde: Centro de Exposições - Paris Expo Porte de Versailles Informações: www.salon-du-chocolat.com/ (Divulgação)

Em boa parte do mundo a Suíça praticamente tornou-se sinônimo de bom chocolate. Foi aqui que o amargo cacau foi misturado a leite e açúcar para conquistar de vez o paladar das pessoas. Em Genebra, segunda maior cidade do país, uma das tradições mais curiosas ligadas ao chocolate é a LEscalade de la marmite (a escalada do caldeirão), quando panelões feitos de chocolate lembram uma lenda do século 17. Segundo ela, no desespero de ver sua cidade sendo invadida por Carlos Emanuel I, duque de Sabóia, uma senhora jogou um caldeirão de sopa sobre o sitiantes, revigorando o ânimo da resistência. Este feito é comemorado como um feriado local, com desfiles, carros alegóricos e fogos de artifício. E, é claro, muito chocolate. Quando: 12/dez Onde: pelas ruas da cidade culminando em frente à catedral Saint Pierre Informações: www.1602.ch/ (Wikicommons)

A pequena cidade universitária de Tübingen, Alemanha, está fora do roteiro turístico da maioria das pessoas, mas destaca-se pela conceituada Universidade Eberhard Karls, fundada no século 15. O seu Centro Velho é bem a imagem do contraste entre construções medievais e os muitos bares e restaurantes lotados de estudantes. Esse clima festivo fica ainda mais animado em dezembro, quando ocorre o ChocolArt, o maior festival ligado ao tema na Alemanha. Como não poderia deixar de ser, por conta da época em que se realiza, as criações e novidades tem forte temática natalina. Onde: Mercado do Chocolate no centro histórico Quando: dezembro, em data a ser definida Informações: www.chocolart.de (Wikicommons)

Não é de hoje que a Rússia se rende aos prazeres - antes aristocráticos, hoje burgueses e proletários - de um bom chocolate. Sabe-se que os valiosíssimos ovos Fabergé, verdadeiras obras de arte da joalheria, foram criados para perpetuar, materialmente, o prazer de degustar os ovos de Páscoa de chocolate, exclusivos da corte dos czares. O Salon du Chocolat se realiza todos os anos em Moscou. Quando: Dezembro. Data a ser anunciada em breve Onde: Gostiny Dvor Business and Exhibition Center, Moscou Informações: www.salon-du-chocolat.com (Divulgação)

Tal como histórias em quadrinhos e cervejas, o chocolate também é uma paixão dos belgas, com marcas renomadas como Côte d’Or, Guylian e Leonidas. A pequena Mons, na Valônia, Bélgica, não é diferente, organizando anualmente a Fête du Chocolat (Festa do Chocolate), sempre em março. Além de demonstrações e degustações de chefs profissionais e amadores, a agenda é marcada por shows e, é claro, a venda de produtos locais. Para quem quiser aproveitar a viagem, Mons é um destino perfeito para férias tranquilas, longe do agito das grandes cidades. Passeios por campos bucólicos ou visitas guiadas à cadeia de montanhas Chaîne des Terrils são programas populares. Vale a pena também uma visita à Maison Van Gogh, onde o pintor holandês viveu de 1879 a 1880. Quando: Março Onde: nas ruas das cidade Informações: www.mons.be (Divulgação)

Cercada de montanhas, a rica e aristocrática Turim é o centro cultural do Piemonte, no norte da Itália. Sede da montadora Fiat e dos Jogos de Inverno de 2006, dois de seus mais apreciados tesouros são o Museu Egípcio e o Santo Sudário, o suposto manto que cobriu o corpo de Jesus, guardado na catedral da cidade, Duomo. Uma das marcas registradas da cidade são seus famosos portici (arcos) que circundam a praça Vittorio Veneto, onde transcorre a vida social local. Nela, os antigos e requintados cafés são o ponto de encontro para saborear o bicerin, uma bebida feita com café, leite e chocolate.A paixão por este último ingrediente chega em seu ápice no festival Cioccolatò – o ci vai, o ci sei (chocolate, ou você vai ou já está), reúne o que há de melhor na produção da cidade, da região e de toda a Itália. São 500 mil visitantes que podem comprar produtos diversos, participar de eventos e seminários e presenciar competições e demonstrações. Um dos destaques é a fábrica de chocolate montada no centro da cidade, mostrando o seu processo de fabricação.A edição 2012 já passou, sendo que a de 2013 será em dezembro.Onde: Piazza Vittorio Veneto e vários outros locaisInformações: www.cioccola-to.it (Divulgação)

Região de origem do cacau e de seus primeiros apreciadores, Villahermosa, no distrito de Tabasco, México, organiza um Festival do Chocolate desde 2010. O fausto dos banquetes de Montezuma há muito já se foi, mas ainda há muita história e curiosidades na maior e principal região cacaueira do México. A Rota do Cacau ao Chocolate faz um pequeno apanhado dessa trajetória, percorrendo fazendas produtoras e pequenas fábricas artesanais de chocolates. Aqui se encontra também o Museu Vivo do Cacau e Chocolate, que mostra os costumes que se desenvolveram em torno do que eles chamam de bebida dos deuses. Festival do Chocolate de Tabasco Quando: 22 a 25/nov Onde: Centro de Convenções de Villahermosa Informações: www.festivaldelchocolate.mx/ (Wikicommons)

Donos de uma gastronomia célebre por seus longos e coloridos banquetes (e providenciais caixinhas trazidas pelo motoboy), os chineses de hoje estão descobrindo novos sabores. Com a gradual abertura econômica e a melhora na renda geral, o que antes era considerado iguaria agora está ao alcance de grande parcela da população. Chocolates, inclusive. Xangai é um retrato latente deste novo modo de vida, com uma arquitetura vanguardista (mas não exatamente bela) e a afluência de migrantes de todo o país. De olho neste mercado o Salon du Chocolat organizará aqui seu terceiro evento na China. Os números ainda são tímidos para os padrões locais, mas já são uma mostra do potencial chocólatra dos chineses: 65 expositores, 12 mil visitantes e 3 mil metros quadrados de espaço expositivo. Quando: sem data definida Onde: Shangai Exibition Center Informações: shanghai.salon-du-chocolat.com (Divulgação)

Ao pensar em confeitos portugueses, dez em dez pessoas trariam à mente uma doce mistura com ovos ou os queridos pastéis de Belém e Santa Clara. Aqui em Óbidos, Portugal, é um pouco diferente. Por boa parte do mês de março a pequena vila de origens romanas organiza uma série de eventos para o Festival Internacional do Chocolate. Workshops, concursos, shows e exposição de esculturas são apenas alguns dos muitos atrativos. A edição 2012 já passou, mas se for a Portugal no próximo ano, vale a pena dar uma passada por aqui e apreciar outras delícias da culinária local. Quando: Março Onde: Em vários lugares na Vila de Óbidos Informações: www.festivalchocolate.cm-obidos.pt (Divulgação)

Situada na confluência de cinco vales alpinos, Bludenz, Áustria, já mereceria uma visita pela beleza do entorno, com suas pistas de esqui e trilhas de mountain-bike. Uma deliciosa desculpa adicional para conhecê-la é o Milka Schokoladefest. Por dois dias em julho a cidade recebe brincadeiras, gincanas, corridas de bicicleta e outras atividades para grande alegria da criançada. Isso sem falar no festival de chocolate, quando é consumida cerca de uma tonelada do produto. Quando: 9 de julho Onde: Bludenz Stadt, Innerorts, Bludenz Informações: www.bludenz.at (Divulgação)

A Bahia, diz a música, é a terra da felicidade. Seria pura coincidência ela ser também a terra do cacau? Cientes da condição de maior região produtora no Brasil, os baianos têm investido não só no aprimoramento de suas plantações, mas também na seleção de seus produtos. A fazenda Engenho d’ Água, no Recôncavo Baiano, é exemplo dessa vanguarda. Pela primeira vez, este ano será realizado o Salon du Chocolat de Salvador, com a apresentação de novas receitas e produtos. Onde: Centro de Convenções do Palácio Rio Branco Quando: 02 a 08/jul Informações: www.salon-du-chocolat.com/ (Divulgação)
Oriundo da América Central, o cacau foi descoberto pelo povo olmeca por volta de 1500 a.C., nele reconhecendo poderes especiais: aumentava a resistência física, combatia a fadiga e alegrava o espírito. Seu consumo era privilégio de uma elite: nobres, sacerdotes, guerreiros e grandes comerciantes. Conta-se que em um só banquete oferecido pelo imperador asteca Montezuma mais de 50 jarras de cacau cremoso foram servidas em taças de ouro.
Felizmente de lá para cá muita coisa mudou e seu consumo se democratizou. Se não fosse assim, o que seria de nós?
Hoje, espalhados pelo mundo, seus súditos lhe rendem homenagem e o celebram, seja em grandes eventos como os Salons du Chocolat – onde os desfiles de moda confeccionada com chocolate chamam a atenção, como também em animados festivais em cidades como Mons (Bélgica), Óbidos (Portugal) e em Salvador, Bahia.
LEIA MAIS:
Fotos de Museus de Chocolate pelo mundo
No Carnaval em Florença, são os chocolates que fazem a festa
Bariloche realiza Festa do Chocolate durante a Páscoa
Chocolate pode trazer benefícios para o coração
Aquecimento global vai transformar chocolate em artigo de luxo