Faça um walking tour pelo Rio de Janeiro

São quatro roteiros temáticos que percorrem construções históricas, paisagens naturais e tradicionais botequins

Por Mônica Cardoso Atualizado em 16 dez 2016, 00h46 - Publicado em 1 fev 2012, 13h20

Descobrir – ou redescobrir – todos os encantos do Rio de Janeiro de uma forma diferente. Não importa se é a sua primeira vez ou se você já é um habitué da Cidade Maravilhosa, fazer um city tour permite descobrir a história e curiosidades de cada local.

“Nossa ideia era trazer a ideia do walking tour, que é muito comum na Europa, para o Rio. Mais do que visitar os pontos turísticos, o objetivo é descobrir lugares peculiares, que só os cariocas conhecem. O trajeto a pé aguça o olhar do visitante, que tem uma percepção maior do clima, do cheiro, das pessoas e permite vivenciar melhor a experiência”, conta Silene Berne, sócia da Rio Walks, que oferece quatro roteiros temáticos, com duração de três horas. Com paradinhas, é claro, para fotografias.

O roteiro Amantes da História percorre construções históricas do centro da cidade, que serviram de cenário para a história do Rio e até do Brasil. O percurso inclui o Paço Imperial, o Teatro Municipal e o Palácio Tiradentes. O gran finale é o belíssimo Mosteiro de São Bento, com direito à apresentação de canto gregoriano pelos monges beneditinos.

Se a ideia é fugir, literalmente, dos lugares comuns, a dica é o tour Grand Bazaar. Partindo da Cinelândia e passando pela Lapa, o visitante vai até a região de comércio popular conhecida como SAARA. O local, onde os primeiros comerciantes ingleses se instalaram no Brasil, hoje abriga lojas de árabes, judeus e coreanos. Repleta de casarões antigos, a área também concentra a maioria dos imóveis tombados da cidade.

A Baía de Guanabara, com o morro do Pão de Açúcar, cartão-postal do Rio, ganhou um roteiro todo especial. Além de se encantar pelo belo cenário, o visitante poderá conhecer o local de surgimento da cidade e palco de inúmeras batalhas contra invasores franceses. O trajeto inclui as praias de Botafogo e do Flamengo, além do Aterro do Flamengo.  

Também não poderia ficar de fora a boemia e a cultura de boteco carioca. O roteiro Bar em Bar percorre, à noite, tradicionais bares de Ipanema, Leblon e do Baixo Gávea. E de quebra, dá para provar petiscos e chopes gelados. No trajeto estão o bar Garota de Ipanema, onde Vinícius de Moraes e Tom Jobim compuseram a música mais conhecida da bossa nova; o Jobi, cujo chopp é considerado o melhor da cidade pela Veja Rio; e o Chico e Alaíde, famoso pela bolinho de baião de dois.

Continua após a publicidade

O tíquete de cada tour custa R$ 50 e pode ser adquirido no site da Rio Walks .

LEIA MAIS:

Rio de Janeiro – Onde ficar, onde comer e o que fazer

Rio, uma epifania

 

 

Continua após a publicidade
Publicidade