Estádios que já receberam finais de Copa do Mundo e valem uma visita
Santiago Bernabeu, Madri, Espanha (1982)
“É um bom ponto de partida para conhecer o Paseo de la Castellana e o distrito financeiro de Madri. Além da impressão causada pela inclinação das arquibancadas, a visita guiada permite conhecer o museu do clube mais vencedor do futebol mundial, o Real Madrid.”
Centenario, Montevideo, Uruguai (1930)
“O palco da primeira final de Copa ostenta ainda hoje a mesmíssima arquitetura da época. Grandioso e um tanto decadente, recebe jogos de Nacional e Peñarol. Em seu interior, abriga um museu pequeno, mas interessante.”
Olimpico, Roma, Itália (1990)
“Às margens do rio Tibre, fica afastado da área mais turística, mas compensa a visita, em especial se for para acompanhar um clássico entre Roma e Lazio. Já passou por uma série de modernizações desde sua inauguração, sem que isso afetasse a arquitetura original.”
Monumental de Nuñez, Buenos Aires, Argentina (1978)
“A casa do River Plate é a segunda opção de turismo futebolístico na cidade, depois de La Bombonera. Com capacidade para 60 mil torcedores, é também a casa da seleção argentina. Fora de dias de jogo, os visitantes têm a oportunidade de fazer um tour guiado.”
Maracanã, Rio de Janeiro, brasil (1950)
“A arena reconstruída para o Mundial deste ano não preservou quase nada do Maracanã que ficou marcado pela derrota na final de 1950. Ainda assim, continua sobrando alma para o velho Mário Filho, prestes a se tornar o segundo estádio a receber duas finais de Copa (o outro é o Azteca, na Cidade do México).”
Estádio Nacional, Santiago, Chile (1962)
“Viu grandes exibições de Garrincha, mas padeceu anos depois, quando foi utilizado como prisão pela ditadura. Para conhecer a cancha hoje, só mesmo em jogos.”
*Rodrigo Barneschi é jornalista e palmeirense e já visitou 92 canchas mundo afora