Drone capta mais de 60 mil tartarugas na Austrália; veja o vídeo

Segundo pesquisadores, trata-se do maior criadouro natural de tartarugas-verdes que se tem notícia

Por Bárbara Ligero
Atualizado em 12 jun 2020, 17h45 - Publicado em 11 jun 2020, 18h22
 (Queensland Government's Department of Environment and Science/Reprodução)
Continua após publicidade

Imagens feitas com drones registraram por volta de 64 mil tartarugas marinhas verdes que se preparavam para fazer ninhos na Grande Barreira de Corais, na Austrália; mais precisamente nos arredores da Raine Island, a maior colônia da espécie no mundo que se tem notícia. As imagens foram divulgadas agora, mas o registro aconteceu em dezembro de 2019.

A tartaruga-verde está em risco de extinção, segundo classificação da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN). A caça desenfreada, a poluição das areias usadas para fazer os ninhos e a captura por redes de pesca agravaram o problema nos últimos anos. 

Até recentemente, pesquisadores pintavam uma faixa branca nos cascos das tartarugas com tinta branca atóxica quando elas estavam na areia e, ao voltarem para a água, usavam barcos para contabilizá-las. Mas o dito “olhômetro” se tornou defasado quando comparado aos drones, que permitiram aos pesquisadores terem a certeza de que a Reine Island era de fato o maior criadouro natural da tartaruga-verde da Austrália.

A Grande Barreira de Corais, um dos mais ricos ecossistemas marinhos do mundo, foi classificada como Patrimônio Mundial em 1981 e ocupa uma área equivalente à cidade de Belo Horizonte.

Clique para assistir o vídeo:

Continua após a publicidade

Leia tudo sobre a Austrália

Publicidade