Golfinhos são vistos nadando pelos canais de Veneza

Equipe de resgate foi chamada para levar os animais de volta ao mar aberto

A natureza volta a se aproveitar do esvaziamento das cidades em razão da pandemia. Nesta segunda-feira (22), dois golfinhos, sendo um adulto e um filhote, foram vistos “turistando” pelo Grande Canal de Veneza por algumas horas. Os animais chamaram atenção do Italiano Luca Folin, que registrou as imagens que circularam o mundo.

Embora a cena chame atenção pelo inusitado, os golfinhos corriam perigo. O Grande Canal é uma área com grande fluxo de embarcações e eles podiam se chocar com uma delas. Uma equipe de resgate composta pela policia militar e a guarda costeira foi acionada para escoltar a dupla de volta para mar aberto. O avistamento de animais como golfinhos na região é algo extremamente raro, tendo em vista que a espécie prefere águas mais profundas onde vive em grupos mais numerosos.  

A equipe de resgate disse que os golfinhos estavam perdidos e que não conseguiam se orientar em razão de que as paredes dos canais impediam a propagação do som, principal meio de orientação dos animais. A ação da equipe durou cerca de duas horas, enquanto isso alguns curiosos puderam vê-los nadar no entorno da ilha de Giudecca, local que abriga igrejas renascentistas do arquiteto Andrea Palladio.

Em 2020, quando a Itália enfrentou seu primeiro lockdown, os canais ficaram limpos e cristalinos como não se via em muitos anos. Na época, chegou a circular um vídeo de outros golfinhos também nadando pelo local, mas posteriormente foi confirmado que o vídeo havia sido gravado no porto de Cagliari, na Sardenha. Hoje a Itália passa pela terceira onda da Covid-19 no país, com mais de 100 mil mortes registradas desde o início da pandemia.