Continua após publicidade

Despacito, Beyoncé, Coldplay: videoclipes que inspiram viajar

Ou como despertar o desejo de ir do Louvre ao Brooklyn passando por Porto Rico e Índia na batida mais que perfeita

Por Ariene Leite
Atualizado em 20 ago 2018, 20h02 - Publicado em 20 ago 2018, 18h54

Ainda que tenha perdido sua popularidade com o tempo, os videoclipes nunca deixaram de ser importantes. É através deles que o artista consegue mostrar ao público seus gostos, sua essência e seu talento. É por meio deles também que tendências são criadas.

Alguns clipes, quando gravados em lugares marcantes, possuem potencial de tornar as locações ainda mais conhecidas ou suscetíveis de serem visitadas por turistas.

Pensando nisso, listamos abaixo alguns clipes que, por terem sido gravados em diferentes cenários do mundo, inspiram as pessoas a viajarem. Confira:

1) Apes**t – The Carters – Beyoncé e Jay-Z

[youtube https://www.youtube.com/watch?v=kbMqWXnpXcA%5D

Continua após a publicidade

O casal mais famoso do mundo da música decidiu lançar um vídeo surpresa em junho, gravado no Museu do Louvre, em Paris. O resultado não poderia ser outro: além do clipe ter batido a marca de 100 milhões de visualizações, o museu instituiu um tour temático de 1h30.

Batizado “Jay-Z and Beyoncé at the Louvre” , ele acontece de quarta a domingo e está disponível apenas com áudio em francês. Ele passa por todas as obras que fizeram parte deste clipe cuja canção consta do álbum Everything is Love. Além da Mona Lisa, o tour guiado conta com outras 16 obras em seu itinerário, entre elas: “Vênus de Milo”, “A Coroação de Napoleão” e o “Retrato de uma Negra”.

Busque hospedagens em Paris

Continua após a publicidade

2)  Empire State of Mind – Jay-Z featuring Alicia Keys

[youtube https://www.youtube.com/watch?v=-rDZwRI4SFI%5D

Com participação da cantora Alicia Keys, o já citado Jay-Z, nascido no Brooklyn, presta uma homenagem à Nova York tanto na canção quanto no clipe. Composto de colagens e imagens do dia a dia da cidade, o vídeo dialoga a todo momento com a letra da música, que tem referências à Broadway, ao Harlem, à Times Square e ao World Trade Center. O uso do preto e branco e das cores mais chamativas fazem referência à urbanidade e à vibração, marcas da Big Apple.

Continua após a publicidade

Busque hospedagens em Nova York

3) Hymn for The Weekend – Coldplay

[youtube https://www.youtube.com/watch?v=YykjpeuMNEk%5D

A música chiclete que faz parte do sétimo álbum de estúdio, “Head Full of Dreams”, foi gravada em 2015 pela banda britânica e ganhou um clipe logo em seguida, com a participação de Beyoncé.

Continua após a publicidade

O vídeo, todo gravado na Índia, abusa do uso de cores chamativas, de cenários e festivais locais importantes e de elementos típicos da cultura indiana, como os saris, vestidos compridos usados pelas mulheres.

Apesar da repercussão ter sido, em sua maioria, positiva, a banda recebeu críticas por supostamente terem reforçado estereótipos que o país carrega. A exemplo do Festival Holi, que, mesmo sendo um festival especial para a Índia, está longe de ser o mais importante do país.

A cantora Beyoncé também foi acusada de se apropriar de símbolos da cultura, já que no clipe ela aparece caracterizada como uma atriz de Bollywood. Em resposta, o vocalista Chris Martin pediu desculpas e reforçou que o intuito do vídeo era apreciar a cultura do país através das cores e das vestimentas utilizadas pelos indianos.

Busque hospedagens na Índia

4) Despacito – Luis Fonsi

[youtube https://www.youtube.com/watch?v=kJQP7kiw5Fk%5D

Continua após a publicidade

O clipe mais visto do ano passado não poderia ficar de fora. Além de ser uma das músicas mais chicletes de todos os tempos, “Despacito” também conseguiu trazer mais visibilidade para o território de Porto Rico e especialmente à favela La Perla, que fica a pulo do centro histórico de San Juan.

O resultado de todo esse sucesso foi o aumento na procura de pacotes para Porto Rico. De acordo com uma pesquisa feita pelo site Hotéis.com, a busca pela região aumentou 45% em comparação com o mesmo período do ano de 2016.

Busque hospedagens em Porto Rico

Publicidade