Delícias das Américas! Pratos típicos de nosso continente

Conheça empanadas, ceviche, tamales e outros dez pratos das Américas que têm influências de culturas do mundo todo

Por Eduardo Jun Marubayashi Atualizado em 5 jul 2021, 15h02 - Publicado em 1 mar 2012, 21h06

Batatas? Aquelas que encontramos na feira chamamos de inglesa e holandesa.

Chocolate? Fazem a fama de belgas e suíços.

Pimenta? A cozinha tailandesa não vive sem elas.

Tomate? Já imaginou uma mamma italiana sem elas?

Pois bem, há pouco mais de quinhentos anos nada disso existia nesses países. Eram de uso exclusivo dos povos americanos. É claro que sem bois, galinhas, porcos e ovelhas, trazidos de outras terras, estaríamos comendo hoje carne de capivara, cateto e jacaré. As trocas foram (e são) constantes. Nossa raça é mestiça e nossa cozinha é fusion.

Hoje os pratos mais icônicos das Américas são uma grande mistura de influências, fruto de importações de imigrantes, adaptações regionais e a atenuação de sabores mais acentuados. O resultado é que muito do que conhecemos da gastronomia mexicana na verdade foi ‘acalmada’ pelos paladares de chefs texanos, o ceviche peruano tem pitadas da cozinha japonesa e, no Caribe, os pratos creole são uma instigante mescla de origens francesa, inglesa, espanhola, portuguesa, holandesa, africana e nativa. É o papiamento – o divertido dialeto de Aruba – sobre a mesa.

Tirando os asados e parrilladas de lado, centramos nossas atenções nas especialidades que ganharam o mundo e extrapolaram fronteiras. Boa viagem, bom apetite!

Continua após a publicidade

Publicidade