De ônibus de Cusco a Puno

Por Betina Neves 31 mar 2014, 20h42

Puno é a cidade base para visitar o Lago Titicaca do lado peruano.

Como eu expliquei no outro post, para ir de Cusco a Puno você pode pegar um ônibus de linha, como o da Cruz del Sur (desde US$ 13), ou um ônibus turístico, como o da Peru Bus (desde US$ 46). Este último é mais caro e tem uns guias meio bestas, bem turisticão. Mas as paradas são tão legais que eu achei que valeu a pena. É um jeito de otimizar o deslocamento entre as cidades.

 

Leia também:

Como montar um roteiro pelo Peru

Roteiro: Cusco, Vale Sagrado e Machu Picchu

O que fazer em Lima

Roteiro: Puno e Lago Titicaca

 

O ônibus parte 7h30 de Cusco. A primeira parada é Andahuaylillas, uma vilinha com uma bonita igreja barroca do século 17, que o guia chamou de “Capela Sistina da América”, o que me pareceu bastante exagerado. Mas enfim.

IMG_1983

Continua após a publicidade

 

A segunda parada, Raqchi, é a melhor de todas. Essa pequena vila guarda o templo de Viracocha, que foi um dos mais sagrados santuários do império inca. Ainda estão de pé enormes colunas de pedra que davam sustento ao telhado, e ao redor há um impressionante conjunto de restos de casas e armazéns.

IMG_1990

IMG_1993

IMG_1999

 

O almoço é um bufê na vila Sicuani, com comida típica (quinua, abacate, carne de lhama, variedades curiosas de milho) bem gostosa. Lá fora tinha umas alpacas tomando sol.

IMG_2009

 

La Raya é o ponto mais alto do trajeto (4 335 metros acima do nível do mar!). Eles dão uma paradinha pra você tirar foto com as montanhas nevadas e ver a feirinha.

IMG_2015

 

Pucará é a última parada, com uma visita guiada pelo Museo Lítico Pucará. As instalações são bem modestas, mas a coleção de monólitos esculpidos por povos pré-incas é bacana.

Continua após a publicidade
Publicidade