Cuidado ao compartilhar foto do cartão de embarque: podem roubar seus dados

O ritual já está quase se tornando obrigatório: basta fazer o check-in no aeroporto e pegar o cartão de embarque para bater aquela vontade de postar uma foto exibindo o bilhete ao lado do passaporte – acompanhado, é claro, de hashtags como #partiu, #fulanopelomundo, #wanderlust e similares.

Um cliquezinho inocente para seus amigos do Instagram ou do Facebook? Pois, pense duas vezes antes de apertar “compartilhar”.

O blogueiro de viagens australiano Steve Hui resolveu testar o quanto de informações ele conseguiria ao pegar os dados de um cartão de embarque alheio. O resultado é assustador: é possível acessar informações confidenciais e até fazer alterações sérias, como cancelar o voo ou mudar a reserva de assento. Leia aqui o relato completo dele.

Basta usar a hashtag #boardingpass para ver fotos de cartões de embarque pelo mundo afora; pela data e hora dá para saber até se a pessoa está no aeroporto naquele momento

Basta usar a hashtag #boardingpass para ver fotos de viajantes exibindo seus cartões de embarque; pela data e hora dá para saber até se a pessoa está no aeroporto naquele momento

Isso acontece porque a grande maioria dos cartões de embarque estampa uma série de informações, como número da passagem, código de programa de fidelidade e até quantas bagagens foram despachadas. Basta isso e o nome completo do viajante (que, tcharam, também está lá!) para entrar no site da companhia e ter acesso à conta do passageiro.

Nem os enigmáticos códigos de barras escapam dos ~hackers~ de passagens. No bilhete aéreo, os códigos de barra concentram todas as informações do passageiro. Segundo Hui, qualquer leitor de código de barras consegue visualizar o conteúdo deles – inclusive há sites que fazem a leitura do código online (apenas com o upload da imagem).

Obviamente que é preciso estar muito mal intencionado para dar esse tipo de golpe – afinal qual vantagem alguém levaria ao cancelar um voo alheio? Mas não custa lembrar que, sobretudo no Instagram, ao postar uma foto usando alguma hashtag popular, sua imagem fica muito mais fácil de ser localizada por qualquer pessoa. Faça o teste: procure pela hashtag #boardingpass e veja quantos posts aparecem (mas não vá dar o golpe, hein!).

Faz questão de tirar foto pré-viagem no aeroporto? Só por segurança, aposte no clássico clique do telão de chegadas e partidas, que ainda faz sucesso!

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s