Continua após publicidade

Carregar celular no aeroporto pode ser perigoso, alerta FBI

A Polícia Federal dos Estados Unidos recomenda que os viajantes não usem entradas USB de estações de recarga gratuita

Por Bárbara Ligero
18 abr 2023, 18h46

Quase todos os grandes aeroportos possuem estações de carregamento de celular gratuitas. No entanto, o FBI pede que os viajantes deixem de utilizar essa comodidade, presente também em hotéis e shopping centers, porque “indivíduos mal-intencionados descobriram formas de usar as entradas USB públicas para introduzir malwares e programas de monitoramento nos aparelhos”. A recomendação é levar o próprio cabo e fonte para carregar usando uma tomada elétrica.

O comunicado foi compartilhado pelo escritório de Denver da Polícia Federal dos Estados Unidos no dia 6 de abril, através do Twitter, e amplamente divulgado pela mídia desde então. Mas a recomendação está longe de ser uma novidade: o golpe conhecido há anos como juice jacking visa obter informações privadas da vítima, senhas e acesso a contas bancárias. Os criminosos conseguem fazer isso “infectando” a entrada USB ou mesmo trocando a entrada original por uma já “infectada”.

O juice jacking é possível porque, diferente das tomadas elétricas, as entradas USB atuam não só como transmissores de energia como também de dados. Por isso, é importante conectar o telefone somente em fontes confiáveis. Alguns aparelhos possuem sistemas de segurança que, ao serem conectados numa entrada do tipo, perguntam se o usuário deseja liberar o acesso aos dados ou apenas recarregar a bateria. Caso o seu celular faça isso, opte sempre pela segunda opção.

É mais garantido levar a própria fonte para carregar o celular em uma tomada elétrica comum: há opções compatíveis com iPhone e com Samsung. Caso esteja viajando para o exterior, você pode precisar também de um adaptador de tomada universal: alguns possuem mais de uma entrada para você carregar vários dispositivo de uma vez. Ainda mais prático é investir em um carregador de celular portátil, como os da Xiaomi e da Geonav.

Continua após a publicidade

Cabos e carregadores

Compartilhe essa matéria via:
Publicidade