Cruzeiro tem mais de 200 pessoas infectadas por virose
Viagem entre a Inglaterra, Estados Unidos e Caribe registrou surto de norovírus

Um surto de virose está acontecendo a bordo do luxuoso navio RMS Queen Mary 2, da armadora Cunard Line: mais de 200 pessoas estão infectadas pelo norovírus. A viagem teve início no começo de março em Southampton, na Inglaterra, e passará por Nova York e por ilhas do Caribe antes de retornar para Southampton no dia 6 de abril.
Os passageiros infectados apresentam sintomas como vômitos e diarreia, o que levou o Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos (CDC) a categorizar o quadro como norovírus, o mais comum entre causas virais de infecções no intestino e estômago.
Segundo as últimas informações do CDC, 224 dos 2.538 passageiros a bordo relataram sintomas gastrointestinais, além de 17 dos 1.232 tripulantes da embarcação. As infecções tendem a durar de um a três dias, sendo que os sintomas costumam aparecer entre 12 e 48 horas após a exposição ao vírus.
A Cunard Line emitiu um comunicado reconhecendo o surto e afirmando que o navio está monitorando os viajantes que estão doentes.
Navios, por serem ambientes fechados e confinados, são propensos à proliferação de infecções do tipo. A má higiene nem sempre é a causa, mas pode ser um agravante. Além dos sintomas gastrointestinais, também é comum apresentar febre e dores de cabeça. Para tratamento, recomenda-se repouso e hidratação.