Coronavírus: Jogos Olímpicos de Tóquio são adiados para 2021

O evento, que originalmente aconteceria em 2020, será realizado de 23 de julho a 8 de agosto de 2021

Por Bárbara Ligero Atualizado em 30 mar 2020, 12h20 - Publicado em 24 mar 2020, 11h40

Hoje (30), foi confirmado que os Jogos Olímpicos de Tóquio serão realizados entre 23 de julho e 8 de agosto de 2021. Já os Jogos Paralímpicos ficaram para o período de 24 de agosto a 5 de setembro de 2021. A decisão foi tomada pelo Comitê Olímpico Internacional (COI) em conjunto com comitês nacionais e dirigentes das federações esportivas.

A confirmação de que as Olimpíadas seriam adiadas para 2021 aconteceu em 23 de março. O evento estava previsto para começar em 24 de julho, mas a pandemia de coronavírus fez as autoridades optarem pela mudança de datas.

A decisão foi tomada pelo primeiro-ministro do Japão, Abe Shinzo, após uma conversa com o presidente da COI, Thomas Bach. A reunião aconteceu algumas horas depois da Austrália e do Canadá anunciarem que não mandariam seus atletas para competir nos jogos.

  • A realização das Olimpíadas já vinha sendo debatida desde que o surto de coronavírus teve início na China, no início deste ano. Mesmo com os apelos de diversas organizações esportivas ao redor do mundo, o COI resistiu em adiar a cerimônia de abertura e a tocha olímpica foi acesa em 20 de março, sem a presença de espectadores.

    Olimpíadas, Tóquio, Japão
    A tocha olímpica foi acesa em uma cerimônia vazia no dia 20 de março Tokyo 2020/Divulgação

    Mesmo com o adiamento, o nome oficial do evento continuará sendo “Tóquio 2020”, de acordo com o governador da cidade, Yuriko Koike. Nesse meio tempo, a tocha olímpica também permanecerá no local.

    Atualmente, o Japão possui mais de 1 100 casos confirmados de coronavírus, mas o adiamento se deu principalmente pelo caráter de pandemia da doença: são mais de 380 mil pessoas afetadas em todo o mundo, o que prejudica o treinamento dos atletas, a logística de transmissão dos esportes e presença de torcedores.

  • Essa é a primeira vez na era moderna que os Jogos Olímpicos são adiados. Anteriormente, as Olimpíadas já haviam sido canceladas em três ocasiões: em 1916, devido à Primeira Guerra Mundial, e em 1940 e 1944, devido à Segunda Guerra Mundial.

    Leia tudo sobre coronavírus

    Continua após a publicidade
    Publicidade