Coronavírus interrompe restauração da catedral de Notre Dame

As obras foram temporariamente suspensas devido à pandemia de Covid-19, o que pode gerar atrasos na entrega

As obras de restauração da Catedral de Notre Dame foram interrompidas por tempo indeterminado. A paralisação faz parte das medidas que o governo francês tem tomado para conter o surto de coronavírus no país, que registra mais de 20 mil casos da doença.

O cartão-postal de Paris foi devastado por um incêndio em abril de 2019. Na ocasião, o pináculo e boa parte do telhado da construção foram destruídos. Dias após a tragédia, a igreja já começou a receber doações milionárias para sua reconstrução.

Em outubro de 2019, o ministro da cultura da França chegou a relevar que quase um bilhão de euros haviam sido arrecadados para a restauração. Com isso, o presidente Emmanuel Macron estimou que levariam cinco anos para recuperar a Catedral de Notre Dame.

Antes da paralisação da obra, estavam prestes a ser retirados 250 toneladas de andaimes derretidos, que haviam sido instalados antes do incêndio para obras na torre da catedral. A operação é considerada delicada.

O novo prazo de finalização das obras, porém, ficou em aberto. No momento, a prioridade é proteger os 100 trabalhadores que atuam no local da pandemia de Covid-19.

Devido à alta presença de chumbo nos destroços, todos os trabalhadores deviam vestir roupas de papel descartáveis, roupas de proteção especiais e máscaras respiratórias antes de entrar na catedral. Não era permitido ficar mais que 150 minutos no interior da igreja e, a cada saída, os funcionários tinham que tomar um banho.

Esses banhos constantes colocavam os trabalhadores em proximidade uns com os outros, o que vai contra as medidas de distanciamento social, essenciais para conter o avanço do coronavírus.

Leia tudo sobre coronavírus

Leia tudo sobre Paris

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s